O TREINAMENTO DE FORÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CENÁRIO ATUAL NO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL EM NITERÓI: RESULTADOS PRELIMINARES
Treinamento de força
Componente curricular
Exercício físico
Força muscular
Currículo escolar
Ensino médio
School physical education
Strength training
Curricular component
Passos, João Paulo de Oliveira | Posted on:
2018
Abstract
Introdução: A inatividade física no Brasil atinge patamares alarmantes. Segundo o IBGE (2017), mais da metade da população acima de 15 anos (66,3%) não pratica nenhuma atividade física. De maneira concomitante, é possível observar o aumento da incidência de doenças crônicas relacionadas ao sedentarismo. Dados do Ministério da Saúde e IBGE (2014) apontam que 40% da população tem, pelo menos, uma doença crônica não transmissível (DCNT). Poucas são as escolas em que a educação física escolar no ensino médio objetiva a promoção da saúde (GUEDES, 1999). Isso caracteriza um paradoxo, já que de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o aluno do ensino médio tem o direito ao acesso a conhecimentos básicos de anatomia, fisiologia e biomecânica. A prática regular de treinamento de força pode gerar adaptações nos diversos sistemas corporais – com impacto positivo na saúde tanto de indivíduos adultos como também em adolescentes. Recentemente tem ganhado notoriedade os benefícios do exercício físico na função cognitiva, reforçando a importância da prática regular naqueles em idade escolar. Objetivos: Esse estudo tem como objetivo analisar a relevância do treinamento de força para os adolescentes do ensino médio da rede pública de Niterói e suas implicações no seu desenvolvimento biopsicossocial. Além disso, relatar o grau de conhecimento e experiência dos seus respectivos professores de educação física sobre este tipo de exercício. Metodologia: Foram aplicados um questionário aos alunos das escolas da rede pública de Niterói e um para seus respectivos professores de educação física. O questionário dos alunos foi composto por 18 perguntas (fechadas) e o questionário do professor foi composto por 11 perguntas (fechadas). Resultados e discussão: 21,4% praticam atualmente treinamento de força fora da escola, sendo que 66,7% destes alunos possuem mais de 6 meses de experiência, com uma frequência semanal de 3 a 5 vezes por semana e 83,3% com uma sessão de treinamento acima de uma hora. 13,6% dos alunos não gostariam que a Educação Física oferecesse o treinamento de força como conteúdo. 63% dos alunos estariam motivados ou muito motivados com o conteúdo. O docente não apresentou experiência com prescrição de treinamento de força, além de não acreditar na sua relevância no âmbito escolar. Conclusão: Esse cenário preliminar das escolas da rede pública de Niterói, mostra que o treinamento de força não tem sido um assunto abordado durante as aulas de educação física, apesar de uma possível abertura por parte dos alunos
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
PINHEIRO, Paulo de Tarso Maciel. O treinamento de força na educação física escolar: cenário atual no ensino médio da rede pública estadual em Niterói: resultados preliminares. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.Subject(s)
Educação física escolarTreinamento de força
Componente curricular
Exercício físico
Força muscular
Currículo escolar
Ensino médio
School physical education
Strength training
Curricular component