O MULTICULTURALISMO CRÍTICO NA PERSPECTIVA DE PETER MCLAREN E A FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Currículo
Licenciatura em educação física
Educação física
Multiculturalismo
Licenciatura
Currículo
Formação docente
Critical multiculturalism
Resume
Degree inphysical education
Pereira, Bruno de Morais | Posted on:
2018
Abstract
Nossa sociedade é heterogênea e no espaço educacional se faz presente essas diferenças de raças, gênero, religião e etc. No entanto, tanto no processo de formação docente quanto na educação básica, os currículos acabam padronizando as culturas hegemônicas como corretas e reproduzem as desigualdades que acontecem na sociedade. Estudos sobre o multiculturalismo crítico são cada vez mais importantes para que essas barreiras sejam quebradas dentro do currículo e haja transformação desse quadro. Nesse sentido esse trabalho tevê como objetivo apresentar reflexões acerca dos pressupostos teóricos ligados a diferentes correntes do multiculturalismo, destacando os pressupostos do multiculturalismo crítico como possibilidade de efetivação de um currículo para as licenciaturas em educação física que se constitua em ferramenta articuladora de mudanças sociais. Consideramos que esse trabalho apresenta algumas questões embrionárias, mas importantes de serem consideradas nas reflexões avaliativas dos currículos dos cursos de licenciatura em educação física
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
PEREIRA, Bruno de Morais. O multiculturalismo crítico na perspectiva de Peter McLaren e a formação docente em educação física. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.Subject(s)
Multiculturalismo críticoCurrículo
Licenciatura em educação física
Educação física
Multiculturalismo
Licenciatura
Currículo
Formação docente
Critical multiculturalism
Resume
Degree inphysical education