O SKATE COMO CONTEÚDO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PROPOSTA PARA SUA SISTEMATIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Conteúdos de ensino
Skate
Educação física
Skate (Esporte)
Ensino fundamental
School physical education
Teaching contents
Skate
Souza, Pedro Simões Alcantara Alves de | Posted on:
2018
Abstract
Reconhecendo o skate como prática corporal de aventura urbana e conteúdo de ensino da educação física escolar, o presente estudo teve como objetivo apresentar uma proposta de sistematização deste conteúdo para o ensino nas aulas de educação física no ensino fundamental. Com enfoque qualitativo, descritivo, bibliográfico e propositivo, nos debruçamos sobre os conteúdos da educação física, tendo a abordagem crítico emancipatória como perspectiva norteadora. Como resultados desta pesquisa, apresentamos uma proposição de sistematização do conteúdo do skate para as aulas de educação física no ensino fundamental, organizada em cinco seções: a) Aspectos gerais; b) Objetivos; c) Conteúdos; d) Estratégias metodológicas; e) Desafios; e f) Avaliação. Concluímos que há avanços nas sugestões para o ensino do skate nas escolas na literatura recente, além de seu reconhecimento enquanto conteúdo de ensino em documentos oficiais. Contudo, novos estudos são necessários para ampliar sua sistematização para o ensino na educação física escolar, com vistas a oferecer ferramentas para que os docentes possam ensiná-lo nas aulas
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
SOUZA, Pedro Simões Alcântara Alves. O skate como conteúdo de ensino na educação física escolar: uma proposta para sistematização no ensino fundamental. 2018. 77f. il. color. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)-Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.Subject(s)
Educação física escolarConteúdos de ensino
Skate
Educação física
Skate (Esporte)
Ensino fundamental
School physical education
Teaching contents
Skate