Please use this identifier to cite or link to this item:
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10596
Title: | Filmagem e primeira infância: o que podemos aprender com a prática audiovisual de crianças de 3 anos? |
Authors: | Baptista, Liana Lobo |
metadata.dc.contributor.advisor: | Machado, Eliany Salvatierra |
metadata.dc.contributor.members: | Yamasaki, Alice Akemi Grazinoli, Daniele de Carvalho |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade Federal Fluminense |
Citation: | Baptista, Liana Lobo. Filmagem e primeira infância: o que podemos aprender com a prática audiovisual de crianças de 3 anos? 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Cinema e Audiovisual) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2018 |
Abstract: | Inserida neste campo emergente de cinema-educação que se concentra em ações com crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio, me questiono se é possível o audiovisual como prática com crianças pequenas dentro da Educação Infantil. Sendo assim, relato meu encontro com crianças de 2 a 3 anos na Creche UFF experimentando a câmera filmadora em atividades lúdicas de filmagem e de exploração do ambiente e do próprio corpo. Resultaram destes encontros vários vídeos filmados pelas próprias crianças e inquietações sobre a inserção do audiovisual dentro da Educação Infantil e do resto da Educação Básica. Ao pesquisar e experienciar o audiovisual com crianças pequenas, provocam-se (des)aprendizados no nosso olhar adultocêntrico sobre o mundo e sobre o Outro. Ao assistir vídeos filmados por elas, surge a possibilidade de (re)ver o que estava esquecido ou invisível, de deslocar nossa visão e nossos corpos para um ‘se relacionar com’ mais presente, mais aberto, que se coloca em questão. Portanto, o encontro entre infância e audiovisual é importante como ferramenta de expressão para as crianças, e mais importante ainda como deslocamento do olhar para os educadores adultos. A inserção do audiovisual na Educação Infantil como um encontro com a alteridade, que seja lúdico e transformador, renova as possibilidades das práticas com audiovisual em qualquer espaço que se permita afetar e ser afetado. |
URI: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10596 |
Appears in Collections: | CAL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Liana Lobo FILMAGEM E PRIMEIRA INFÂNCIA (TCC 2018 1).pdf | 862.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.