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Title: A biblioteca universitária e a educação superior a distância : estudo do planejamento dos serviços, compartilhamento da informação e do conhecimento nas universidades no Estado do Rio de Janeiro
Authors: Mattos Filha, Mara Helena Forny
metadata.dc.contributor.advisor: Cianconi, Regina de Barros
Issue Date: 2013
Abstract: Esta pesquisa é um estudo de caso exploratório que visa analisar a participação do bibliotecário no planejamento dos cursos de graduação na modalidade a distância no Estado do Rio de Janeiro, bem como o papel desempenhado pelas Bibliotecas de três universidades federais participantes do Consórcio CEDERJ no apoio à aprendizagem e no atendimento às necessidades informacionais dos estudantes off-campus. A investigação foi composta de análise teórica e pesquisa empírica. Inicialmente foi realizado levantamento de literatura das áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia e Educação a Distância, focando o planejamento dos cursos de educação a distância, o compartilhamento da informação e do conhecimento, e as contribuições de tais práticas para o desenvolvimento da competência informacional, como forma para abordar os problemas levantados na pesquisa. Para a pesquisa de campo foram aplicados questionários aos estudantes de três cursos de graduação a distância. Entrevistas foram realizadas com os coordenadores dos Sistemas de Bibliotecas Universitárias, e também com coordenadores dos cursos de graduação a distância, de modo a investigar se os serviços oferecidos aos usuários pelas bibliotecas acadêmicas são considerados no planejamento dos cursos de graduação off-campus. O estudo empírico permitiu verificar que além do uso dos serviços das bibliotecas universitárias não ser considerado no planejamento, também nunca houve a participação do bibliotecário na etapa da concepção dos cursos. Conclui-se que é possível promover maior participação das bibliotecas acadêmicas no planejamento e nos serviços oferecidos à comunidade que estuda fora do campus universitário, mediante a realização de algumas iniciativas para incentivar a socialização do conhecimento como criação e uso de ambientes para troca de experiências, debates e aprendizagem, tanto entre discentes, docentes, como também entre bibliotecários bem como da promoção do diálogo entre os coordenadores dos cursos e os coordenadores de bibliotecas como forma de contribuir para a melhoria nas condições de oferta de cursos com qualidade de Educação Superior a Distância pelas universidades públicas no Estado do Rio de Janeiro.
metadata.dc.description.abstractother: This research is an exploratory case study that aims to provide analysis of the participation of University Libraries at Rio de Janeiro State in the Distance Education Planning, as well as the role played by libraries of three federal universities participating in the Consortium CEDERJ in supporting learning and information needs of the off-campus students. The research consisted of theoretical analysis and empirical research. Literature survey was initially conducted on Information Science, Library Science and Distance Education, focusing on the planning of courses of distance education, on information and knowledge sharing, and on the contributions of such practices for the development of information literacy. For the field research, questionnaires were applied to students in three Distance Learning Courses. Interviews were conducted with the coordinators of University Libraries Systems, and also with coordinators of undergraduate distance in order to investigate about the services offered to the students by academic libraries in the planning and creation of undergraduate courses off-campus. The empirical study shows that the services to users offered by university libraries are not considered in the planning of the distance learning courses. It also shows that there has never been the participation of a Librarian in the design stage of the courses. One of the conclusions is that it is possible to promote greater participation of academic libraries in planning and in services offered to the off campus communities, by carrying out a number of initiatives to encourage the socialization of knowledge creation and use of such environments to exchange experiences, discussions and learning, both among students, teachers, librarians. The promotion of dialogue between the course coordinators and the coordinators of libraries should contribute to the improvement in the conditions for better quality of Distance Higher Education offered by public universities in the state of Rio de Janeiro.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10600
Appears in Collections:PPGCI - Teses e Dissertações

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