Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10609
Title: Cooperação, compartilhamento e colaboração na Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro – REDARTE/RJ
Authors: Oliveira, Caroline Brito de
metadata.dc.contributor.advisor: Cianconi, Regina de Barros
Issue Date: 2012
Abstract: Procura identificar e analisar as ações da Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro – REDARTE/RJ para promover a geração de novos conhecimentos e a implementação de novas ideias, minimizando as dificuldades encontradas pelos profissionais da informação que trabalham nas instituições integrantes da Rede, de modo a otimizar o atendimento ao usuário e o enriquecimento da área de informação em arte. Busca investigar se a cultura organizacional e informacional da REDARTE/RJ favorece a cooperação, o trabalho colaborativo, o compartilhamento de informações e experiências e a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Analisa os processos de cooperação, de compartilhamento e de colaboração entre as unidades da REDARTE/RJ, buscando constatar se a Rede pode ser considerada uma rede social de conhecimento. Procura compreender de que forma a REDARTE/RJ vem utilizando e tirando proveito da interação e da colaboração para o cumprimento das finalidades determinadas em seu estatuto. Constituise em um estudo de caso, inserindo-se no âmbito da pesquisa qualitativa. Conclui que a REDARTE/RJ possui um papel relevante para a área de informação em arte, para os seus usuários e para os profissionais e instituições que dela fazem parte, mas para que se torne uma rede social de conhecimento, alguns pontos necessitam, ainda, ser trabalhados. Palavras-chave: Informação em arte. Redes. Cultura informacional.
metadata.dc.description.abstractother: The study aims to identify and to analyze the actions of the Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro – REDARTE/RJ to promote generation of new knowledge and the implementation of new ideas, minimizing difficulties faced by information professionals that work in institutions which are part of the network, in order to optimize customer support and the enrichment of art information area. It investigates if the organizational and informational culture of REDARTE/RJ favors cooperation, collaborative work, sharing information and experiences and the use of information and communication technologies (ICTs). It analyzes the processes of cooperation, the sharing and collaboration between units of REDARTE/RJ, seeking to ascertain if the network can be considered as a social network of knowledge. It seeks to understand how REDARTE/RJ has been using and taking advantage of interaction and collaboration to fulfill the purposes specified in its statute. It constitutes a case study, by inserting in the qualitative research. It concludes that the REDARTE/RJ has an important role in the art information area, for all its users and for professionals and institutions that make part of it, but to become a social knowledge network some points need to be worked.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10609
Appears in Collections:PPGCI - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caroline_Oliveira-desbloqueado.pdf1.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.