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Title: Positividade nas práticas de liderança: abordagem apreciativa numa instituição pública
Other Titles: Positivity in leadership practices: appreciative approach in public sector
Authors: Moura, Ana Flávia Azevedo
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Emmanuel Paiva de
metadata.dc.contributor.members: Fioravanti, Ana Carolina Monnerat
Santos, Pedro Paulo Pires dos
Issue Date: 2019
Citation: MOURA, Ana Flávia Azevedo .Positividade nas práticas de liderança: abordagem apreciativa numa instituição pública. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Abstract: O objetivo desta pesquisa consistiu em identificar comportamentos positivos de liderança no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) para que possam se tornar, no futuro, estratégias para construção de práticas que favoreçam comportamentos éticos e positivos na instituição. Foi adotado o referencial teórico de organizações positivas com foco na Investigação Apreciativa. Essa, por sua vez serviu como base para as entrevistas. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, estudo de caso, e foram utilizadas questões focadas nas fases da Descoberta, ou seja, aquilo que dá vida ao TCE-RJ; e Sonho, uma visão de futuro, do modelo 4-D da Investigação Apreciativa (D-1 – Descoberta, D-2 – Sonho, D-3 – Planejamento, D-4 – Entrega) tendo como tópico afirmativo a Liderança Positiva. As narrativas foram separadas por temas, como relações sociais, comprometimento e comunicação, e interpretadas com base num conceito ampliado de liderança positiva. Pode-se concluir que a abordagem apreciativa serviu de incentivo para que emergissem experiências positivas de lideranças vivenciadas na instituição de forma a identificar as forças nela existentes.
metadata.dc.description.abstractother: The objective of this research was to identify positive leadership behaviors in the Court of Audit of the State of Rio de Janeiro in order to become, in the future, strategies for building practices that favor ethical and positive behavior in the institution. The theoretical framework of positive organizations focusing on Appreciative Inquiry was adopted. This, in turn, served as the basis for the interviews. A qualitative research was carried out, a case study, and questions were focused on the phases of the Discovery, that is, what gives life to the TCE-RJ; and Dream, a vision of the future, from the 4-D model of Appreciative Inquiry (D-1 - Discovery, D-2 - Dream, D-3 - Planning, D-4 - Delivery) with Positive Leadership as an affirmative topic. Narratives were separated by themes such as social relationships, commitment and communication, and interpreted on the basis of an expanded concept of positive leadership. It can be concluded that the appreciative approach served as an incentive for the emergence of positive experiences of leaderships lived in the institution in order to identify the forces in it.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10612
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