Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10617
Title: A gestão do conhecimento no contexto da escola: formação continuada de professores em serviço e ações pedagógicas inovadoras pela qualidade total
Other Titles: The knowledge management in the context of a school: continous training of teachers in service and brand new pedagogical actions for total quality
Authors: Ferreira, Alice de Castro Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Mainier, Fernando Benedicto
metadata.dc.contributor.members: Simões, Rita de Cássia Colman
Merçon, Fábio
Issue Date: 2018
Citation: Ferreira, Alice de Castro Ribeiro. A gestão do conhecimento no contexto da escola: formação continuada de professores em serviço e ações pedagógicas inovadoras pela qualidade total. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Abstract: O presente trabalho analisou a gestão dentro de uma organização escolar sob a perspectiva pedagógica, entendendo que a coordenação pedagógica atua junto à gestão, cabendo a ela coordenar o andamento dos trabalhos na organização, garantindo a articulação das relações interpessoais, o bom clima de trabalho e um ambiente formativo para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas da escola. A pesquisa foi realizada em um campus de uma autarquia federal, localizado no município do Rio de Janeiro, que atende exclusivamente a alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Analisou-se, à luz das estratégias da gestão do conhecimento, o trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica da escola – coordenação pedagógica e professores de apoio interdisciplinar - junto aos docentes regentes. Investigou-se se os encontros de planejamento previstos na grade de horário de permanência na escola dos docentes envolvidos converteram-se em estratégias de formação continuada de professores em serviço para todos os envolvidos no processo. E se esses encontros da equipe pedagógica com os professores resultaram em planejamento e implementação de ações pedagógicas inovadoras no campus observado, conferindo-lhe vantagem competitiva. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados uma entrevista estruturada e um questionário semiaberto. Ambos foram elaborados baseando-se na experiência da pesquisadora. Os dados obtidos foram trabalhados quantitativamente utilizando-se a frequência percentual e qualitativamente utilizando-se a análise de conteúdo. Concluiu-se que, utilizando-se estratégias da gestão do conhecimento, várias oportunidades de formação continuada de professores em serviço acontecem nos encontros de planejamento da equipe de docentes da escola; e ainda que ações pedagógicas inovadoras são planejadas nesses encontros e posteriormente implementadas no campus. Tanto as ações de formação continuada em serviço quanto as planejadas e implementadas consideradas inovadoras foram detalhadas no capítulo das conclusões.
metadata.dc.description.abstractother: The present paper analyzed the management inside of an educational organization under the pedagogical perspective, understanding that the pedagogical coordination acts together with the managers, having as duty to coordinate the progress of the works in the organization, ensuring the articulation of the interpersonal relations, the good mood of the workplace and a formative ambient to the personal and professional development of the people in the school. The research was made in a campus of a federal autarchy, situated in the city of Rio de Janeiro, that attends to students of the first years of Elementary School. Was analyzed, considering the knowledge management strategies, that the work developed by the pedagogical team of the school – pedagogical coordination and Teachers of Interdisciplinary Support together with the classroom teachers. Was investigated whether the planning encounters predicted in the involved teachers’ time grid of permanence in the school was converted in strategies to the continuous training of teachers in service to all the involved in the process. And if those encounters of the pedagogical team with the teachers resulted in planning and implementation of brand new pedagogical actions in the observed campus, giving it a competitive advantage. Was used as data collection instruments a structured interview and a half-open survey. Both was made using the researcher’s experience as a basis. The obtained data was labored quantitatively using the percentage frequency and qualitatively using the content’s analysis. Concluding that, using knowledge management strategies, many opportunities of continuous training of teachers in service happens in the planning encounters of the classroom teachers in the school; and even that brand new pedagogical actions are planned in these encounters and implemented in the campus after. Both actions of continuous training in service and the ones that was planned and implemented and was considered brand new, was detailed in the conclusions chapter.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10617
Appears in Collections:MSG - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert Alice_de_Castro_R_Ferreira.pdf1.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.