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Title: Proposta de diretrizes para implantação de sistema de gestão ambiental em IES (Instituição de Ensino Superior)
Other Titles: Proposal of guidelines for implantation of environmental management system in ihe (institution of higher education)
Authors: Castro, Alessandro Garcia de
metadata.dc.contributor.advisor: Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves
metadata.dc.contributor.members: Silva, André Cantareli da
Rocha, Marcius Hollanda Pereira da
Issue Date: 2018
Citation: CASTRO, Alessandro Garcia. Proposta de diretrizes para implantação de sistema de gestão ambiental em IES (Instituição de Ensino Superior) .2018. 93 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) – Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2018.
Abstract: Propósito: Esta Dissertação se constitui na formulação de uma proposta de diretrizes para implantação de sistema de gestão ambiental em IES (Instituição de Ensino Superior). Metodologia: A metodologia se traduz em revisão da literatura e de documentos, realização de grupo focal, análise e discussão de resultados. Achados: Estes são provenientes dos métodos de revisão da literatura e do grupo focal.. A revisão mostrou que o escopo do sistema de gestão ambiental. A base para a transformação na gestão da organização foi o conhecimento das suas reais necessidades ambientais e educacionais. No resultado da pesquisa preliminar foi percebido que a falta de uma Política Ambiental e o desconhecimento dos seus aspectos ambientais geravam ações de núcleos paradigmáticos distintos. Limitações: As principais limitações presentes na pesquisa são inerentes aos métodos escolhidos. Isto é, a Revisão Bibliográfica Sistemática não cobre todas as possibilidades de proposta de diretrizes para implantação de sistema de gestão ambiental em IES. A proposta e validação do modelo, passa pela subjetividade do pesquisador na elaboração do instrumento e pela peculiaridade do perfil da amostra utilizada. Por fim, o estudo passa pela subjetividade do pesquisador, dos participantes e das peculiaridades do caso. Aplicações: A contribuição para as práticas organizacionais do caso estudado situa-se em avançar no aperfeiçoamento da aplicação de princípios vinculados à responsabilidade ambiental. No que tange a contribuição para as ciências da gestão organizacional, este estudo contém analise estruturada de aplicação de princípios de gestão ambiental em instituição de ensino, o que é considerado um aporte original à literatura. Ao final do estudo são apresentadas diretrizes com o propósito de aplicação de princípios de sistemas de gestão ambiental a instituição de ensino. Originalidade: Aborda o sistema de gestão ambiental com foco em instituições de ensino superior. Além disso, propõe-se diretrizes que podem ser usadas na implantação de sistema de gestão ambiental em IES.
metadata.dc.description.abstractother: Purpose: This Dissertation constitutes the formulation of a proposal for guidelines for the implementation of an environmental management system in Higher Education Institution (IES). Methodology: The methodology translates into a review of the literature and documents, a focus group, analysis and discussion of results. Findings: These come from methods of literature review and focus group .. The review has shown that the scope of the environmental management system. The basis for the transformation in the management of the organization was the knowledge of its real environmental and educational needs. In the result of the preliminary research it was noticed that the lack of an Environmental Policy and the ignorance of its environmental aspects generated actions of different paradigmatic nuclei. Limitations: The main limitations present in the research are inherent to the methods chosen. That is, the Systematic Bibliographic Review does not cover all the possibilities of proposal of directives for implantation of environmental management system in HEI. The proposal and validation of the model goes through the subjectivity of the researcher in the elaboration of the instrument and the peculiarity of the profile of the sample used. Finally, the study goes through the subjectivity of the researcher, the participants and the peculiarities of the case. Applications: The contribution to the organizational practices of the case studied is to progress in the improvement of the application of principles linked to environmental responsibility. Regarding the contribution to the organizational management sciences, this study contains a structured analysis of the application of environmental management principles in an educational institution, which is considered an original contribution to the literature. At the end of the study, guidelines are presented for the purpose of applying principles of environmental management systems to the educational institution. Originality: Addresses the environmental management system focused on higher education institutions. In addition, it is proposed guidelines that can be used in the implementation of an environmental management system in HEI.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10618
Appears in Collections:MSG - Teses e Dissertações

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