A BIBLIOTECA ESCOLAR NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: O CENÁRIO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Prática pedagógica
Educação
School Library - Brazil
Teaching practice
Education
Lemos, Dayana da Silva | Postado em:
2015
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi realizar um levantamento documental da produção acadêmica sobre a Biblioteca Escolar entre os anos de 1999 e 2014 a fim de identificar se e como a temática tem sido trabalhada e descrever o estado da arte. Investiga a Biblioteca Escolar como recurso pedagógico necessário nos processos
de ensino-aprendizagem. Busca na literatura acadêmica possíveis articulações entre a biblioteca e a sala de aula, por meio das atividades e ações biblioteconômicas, conteúdos curriculares e práticas pedagógicas. Discute a formação do bibliotecário e do professor. Faz reflexões acerca da importância do trabalho colaborativo entre esses profissionais. A base teórica que dá sustentação à pesquisa tem origem na
literatura produzida pelos campos disciplinares da Ciência da Informação, da Biblioteconomia e da Educação, com privilégio na abordagem da Biblioteca Escolar como um centro de recurso educacional fomentador da aprendizagem.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoAssunto(s)
Biblioteca Escolar – BrasilPrática pedagógica
Educação
School Library - Brazil
Teaching practice
Education