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Title: Reflexões bioéticas na formação do fisioterapeuta: perspectivas docentes e discentes
Authors: Ladeira, Talita Leite
metadata.dc.contributor.advisor: Koifman, Lílian
metadata.dc.contributor.members: Koifman, Lilian
Gomes, Andréia Patrícia
Batista, Rodrigo Siqueira
Mourão, Lúcia Cardoso
Rezende, Mônica de
Issue Date: 2018
Citation: LADEIRA, Talita Leite. Reflexões bioéticas na formação do fisioterapeuta: perspectivas docentes e discentes. 2018. 144 f. Tese (Doutorado em Bioética, Ética aplicada e Saúde coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Abstract: O presente estudo debateu sobre a interface entre bioética, fisioterapia e educação, através de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Para a construção da tese, elaboramos a pesquisa em quatro fases articuladas entre si. Inicialmente, desenvolvemos uma revisão integrativa da literatura procurando investigar as produções científicas acerca dessa interface. Para as demais fases, foi desenvolvido um estudo de caso, de abordagem empírica e descritiva, na faculdade de fisioterapia de uma universidade pública brasileira. Através de pesquisa documental, caracterizamos e analisamos a matriz curricular do curso. Em seguida, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com o coordenador, 12 docentes e 24 discentes. O primeiro artigo, fruto dessa etapa, investigou o cenário da formação geral e ético-humanística em fisioterapia, para compreender a percepção docente e discente sobre a formação ética do fisioterapeuta. O segundo teve como objetivo analisar a formação em valores e aspectos humanísticos e investigar a percepção docente e discente sobre as questões éticas relacionadas ao exercício profissional do fisioterapeuta. A última etapa envolveu uma proposta de planejamento, execução e avaliação de uma oficina de bioética para discentes de fisioterapia. Com o intuito de analisar os dados obtidos, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin. Mediante os resultados obtidos, podemos observar que a literatura científica apresenta escassez de estudos internacionais e nacionais sobre reflexões bioéticas na fisioterapia. Para docentes e discentes, a formação privilegia os conhecimentos teóricos e habilidades práticas se comparado com os aspectos atitudinais e ético-humanísticos. Ambos, de forma geral, percebem a existência de conflitos éticos na prática fisioterapêutica, embora concordem que são pouco explorados durante a graduação e, quando os são, muitas das vezes, não estão correlacionados diretamente com a realidade da fisioterapia. Por fim, a proposta pedagógica realizada foi vista pelos discentes como de grande aplicabilidade prática, auxiliando-os na compreensão do processo de tomada de decisão de forma abrangente e reflexiva
metadata.dc.description.abstractother: This study discussed the interface between bioethics, physiotherapy and education, through a qualitative approach. In order to construction the thesis, the research have been elaborated in four distinct phases that articulate each other. Initially, we developed an integrative review of the literature, trying to investigate the scientific productions about this interface. For the other phases, it was developed in a case study, with an empirical and descriptive approach, within the Faculty of Physical Therapy, in a public university in Brazil. Through documentary research, we characterize and analyze the curricular matrix of the course. Then, individual semi-structured interviews were conducted with the coordinator, 12 teachers and 24 students. The first article produced in this stage investigated the scenario of general and ethical-humanistic training in physiotherapy, in order to understand the teacher and student perception about the ethical training of the physiotherapist. The second one aimed to analyze the formation in values and humanistic aspects and to investigate the teacher and student perception on the ethical issues related to the professional exercise of the physiotherapist. The last stage involved a proposal for the planning, execution and evaluation of a bioethics workshop for physiotherapy students. In order to analyse the data obtained, we used Bardin’s content analysis. By means the results we can observe that the scientific literature presents a shortage of international and national studies on bioethical reflections in physical therapy. For teachers and students, the training privileges the theoretical knowledges and practical skills if compared with the attitudinal and ethico-humanistic aspects. Both, in general, perceive the existence of ethical conflicts in the physiotherapeutic practice, although they agree that they are little explored during the graduation and, when they are, many of the times, are not correlated directly with the reality of the physiotherapy. Finally, the pedagogical proposal was seen by the students as of great practical applicability, assisting them in understanding the decision-making process comprehensively and reflectively
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10640
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