Metadata
Show full item record
AVALIAÇÃO DA AÇÃO DA CERVEJA ARTESANAL EM COMPARAÇÃO COM A AÇÃO DO ÁLCOOL SOBRE PARÂMETROS MORFOLÓGICOS E METABÓLICOS EM MODELO EXPERIMENTAL DE OBESIDADE INDUZIDA POR DIETA
Cerveja
Álcool
Dieta Hiperlipídica
Obesidade
Obesity
Beer
Alcohol
Hyperlipidic Diet
Sinder, Flávia Castro | Posted on:
2017
Abstract
Os efeitos benéficos para a saúde vindos de um consumo moderado de cerveja, devido à presença de compostos fenólicos e/ou do álcool, apresentam mecanismos ainda pouco estudados. A cerveja pode ser considerada uma boa fonte de compostos fenólicos, que podem ser provenientes tanto do malte quanto do lúpulo. O objetivo deste estudo é analisar e comparar a ação da cerveja e do álcool sobre o remodelamento cardíaco em camundongos alimentados com dieta controle e hiperlipídica. Para a realização deste trabalho foram utilizados camundongos machos da linhagem C57BL/6. O experimento teve a duração de 25 semanas, que foram divididas em duas fases. Na primeira fase, os animais foram divididos em dois grupos, com base apenas nas dietas. O grupo controle (C) recebeu a dieta com 10% de lipídeos, enquanto o grupo (HL) recebeu a dieta com 50% de lipídeos com acréscimo do dobro de sacarose presente na dieta controle. Na 13ª semana a segunda fase do experimento foi iniciada, resultando na formação de oito grupos, associando as dietas da primeira fase com cerveja, cerveja +, álcool ou água. A cerveja e o álcool foram ofertados na gradação alcoólica de 1,62%, e no caso do grupo que recebeu a cerveja em maior concentração, a gradação alcoólica foi de 2,45%. O consumo das dietas e da ingestão das bebidas foi acompanhado diariamente. Todos os animais foram pesados semanalmente. Na 25ª semana foi realizada a eutanásia dos animais utilizando como anestésico ketamina (100,0 mg/Kg) e xilazina (10,0 mg/Kg) por via intraperitoneal A análise da massa corporal dos camundongos e do tecido adiposo permitiu a comprovação de que o objetivo de induzir obesidade utilizando dieta hiperlipídica foi alcançado. A ingestão de cerveja, cerveja+, álcool pode ter contribuído para o aumento de massa corporal dos animais, e no aumento do TAB total. Os animais que ingeriram dieta hiperlipídica tiveram aumento do TAB total e visceral. Houve aumento da massa cardíaca nos grupos que ingeriram cerveja e cerveja+.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
SINDER, Flávia Castro. Avaliação da ação da cerveja artesanal em comparação com a ação do álcool sobre parâmetros morfológicos e metabólicos em modelo experimental de obesidade induzida por dieta. 2017. 57f . Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina)-Universidade Federal Fluminense, Instituto de Saúde de Nova Friburgo, 2017.Subject(s)
ObesidadeCerveja
Álcool
Dieta Hiperlipídica
Obesidade
Obesity
Beer
Alcohol
Hyperlipidic Diet
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: