Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10645
Title: A utilização da “avaliação social do ciclo de vida” em atividade industrial: aplicação em parada de manutenção em indústria química.
Other Titles: Social Life Cycle Assessment: chemical industry maintenance stop application
Authors: Tkatch, Juliana Rodrigues Vieira
metadata.dc.contributor.advisor: Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisorco: Pontes, André Teixeira
metadata.dc.contributor.members: Vieira Neto, Julio
Xavier, Leydervan de Souza
Issue Date: 2018
Citation: TKATCH, Juliana Rodrigues Vieira. A utilização da “avaliação social do ciclo de vida” em atividade industrial: aplicação em parada de manutenção em indústria química. 2018. 166 f.Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas de Gestãio)- Universidade Federal Fluminense.Niterói, 2018.
Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar os impactos sociais de uma atividade industrial utilizando a Avaliação Social do Ciclo de Vida – ACV-S. A aplicação foi realizada em processo de parada de manutenção de indústria química no sul do Brasil. Esta análise focada, em uma determinada atividade organizacional diferencia este estudo e lhe dá conotações de originalidade. A estrutura metodológica adotada incluiu a aplicação da ACV-S em um caso real e faz três contribuições: para o mercado (práticas empresariais), para a literatura cientifica e para a sociedade. As narrativas da aplicação da sistemática proposta podem ser usadas por outros pesquisadores que pretendem contribuir para a aquisição e difusão de conhecimento científico. A contribuição original para a literatura científica que aborda a aplicação de ACV-S reside no fato de que esse estudo tem como unidade funcional um evento (parada de manutenção) e não um produto. A contribuição social deste estudo situa-se na aplicação do conhecimento da indústria sobre seus potenciais impactos sociais e incentivando processos de gestão socialmente sustentáveis. Para esse estudo foi utilizado um método de pesquisa misto que incluiu revisão sistemática da literatura e realização de entrevistas semiestruturadas conduzidas a partir de um questionário baseado nos guias da UNEP/SETAC para estudos de ACV-S. Com os dados obtidos foi possível identificar impactos positivos e negativos gerados pelo processo analisado. Esses impactos foram classificados o Método SAM com adaptações na escala de avaliação, levando a um estudo do Tipo 1. Conclui-se que é possível utilizar a ACV-S como método de avaliação dos impactos sociais de um processo da indústria química. A classificação destes impactos pode subsidiar o processo de tomada de decisão para atuação em responsabilidade social corporativa. Como a pesquisa foi conduzida com dados de fontes primárias, sua aplicabilidade fica restrita geograficamente, mas pode servir como referencial para a condução de outros estudos em diferentes localidades e até mesmo em outros processos.
metadata.dc.description.abstractother: The goal of this work is to develop the application of Social Life Cycle Assessment – SLCA in an industrial process, the maintenances services of a chemical industry in the south region of Brazil. The methodological structure adopted includes SLAC in a real scenario and makes three contributions: for the market, to scientific literature and to society. The assess presented helps the chemical industry to work in a more sustainable way, as help develop the SLCA methodology in a way that can be used as example for other researchers, contributing for the scientific knowledge, especially because the functional unit here is an event, not a product. The social contribution of the study is the identification of social impacts in the community. With this information, decision make process can be more material, especially in the application in corporate social responsibility programs. The data collected in the inventory was assess through semi structured interviews were conducted with different stakeholders having the impact of the industry activities in the local community as main subject and to analyses the results it was used a SAM Method. As the data was in site collected, the applicability is geographically restricted, but can be referential to other sites or even processes.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10645
Appears in Collections:MSG - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert JULIANA RODRIGUES V TKATCH.pdf2.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.