O USO DO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA GRADUAÇÃO PRESENCIAL: ESTUDO DE CASO
Comportamento informacional
Uso da informação
Estudo de usuários
Material Didático Impresso
Educação Superior a Distância
Educação à distância
Graduação de Biomedicina
Ciência da Informação Arquivologia/Biblioteconomia
Information Science
Information behavior
Use of information
Study users
Printed educational material
Distance Higher Education
Distance Education.
Undergraduate Biomedicine
Lourenço, Patricia Mota | Posted on:
2015
Abstract
A questão principal desta pesquisa é investigar o uso do material didático impresso elaborado
especificamente para o ensino na modalidade à distância, mas utilizado também pelos alunos
de graduação do ensino presencial. O estudo surgiu da necessidade de investigar quais as
razões deste comportamento informacional. Utilizamos como base teórica a literatura das
áreas de Educação à Distância, abordando as especificidades do material didático impresso
desta modalidade de ensino, e da Ciência da Informação, para tratar do comportamento
informacional, destacando o uso da informação. Através da aplicação de questionários aos
estudantes do curso de graduação presencial de Biomedicina, da Universidade Federal
Fluminense, identificamos uma contradição com a hipótese inicial desta pesquisa, uma vez
que apenas 20% dos respondentes afirmam que utilizam o material didático impresso de
educação à distância. Os motivos desse uso são as qualidades e funções deste tipo de material,
tais como: ser uma fonte de informação complementar, elaborado com uma linguagem fácil,
objetiva e didática, apresentando o conteúdo de forma resumida, facilitando a compreensão, a
organização do raciocínio, a otimização do estudo. Os motivos para os 80% dos respondentes
não usarem o material didático de educação à distância são: desconhecimento, desinteresse,
falta de necessidade e a preferência pelos livros do ensino presencial. Concluímos que esse
uso pode contribuir para melhores resultados no processo de aprendizagem dos alunos do
ensino presencial. Assim, apontamos ações que as Bibliotecas Universitárias podem realizar
para aumentar e estimular o uso do material didático impresso da modalidade à distância
pelos alunos do ensino presencial, tal como a divulgação deste tipo de material.
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSubject(s)
Ciência da InformaçãoComportamento informacional
Uso da informação
Estudo de usuários
Material Didático Impresso
Educação Superior a Distância
Educação à distância
Graduação de Biomedicina
Ciência da Informação Arquivologia/Biblioteconomia
Information Science
Information behavior
Use of information
Study users
Printed educational material
Distance Higher Education
Distance Education.
Undergraduate Biomedicine