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O USO DO MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NA GRADUAÇÃO PRESENCIAL: ESTUDO DE CASO
Lourenço, Patricia Mota | Posted on: 2015
Abstract
A questão principal desta pesquisa é investigar o uso do material didático impresso elaborado especificamente para o ensino na modalidade à distância, mas utilizado também pelos alunos de graduação do ensino presencial. O estudo surgiu da necessidade de investigar quais as razões deste comportamento informacional. Utilizamos como base teórica a literatura das áreas de Educação à Distância, abordando as especificidades do material didático impresso desta modalidade de ensino, e da Ciência da Informação, para tratar do comportamento informacional, destacando o uso da informação. Através da aplicação de questionários aos estudantes do curso de graduação presencial de Biomedicina, da Universidade Federal Fluminense, identificamos uma contradição com a hipótese inicial desta pesquisa, uma vez que apenas 20% dos respondentes afirmam que utilizam o material didático impresso de educação à distância. Os motivos desse uso são as qualidades e funções deste tipo de material, tais como: ser uma fonte de informação complementar, elaborado com uma linguagem fácil, objetiva e didática, apresentando o conteúdo de forma resumida, facilitando a compreensão, a organização do raciocínio, a otimização do estudo. Os motivos para os 80% dos respondentes não usarem o material didático de educação à distância são: desconhecimento, desinteresse, falta de necessidade e a preferência pelos livros do ensino presencial. Concluímos que esse uso pode contribuir para melhores resultados no processo de aprendizagem dos alunos do ensino presencial. Assim, apontamos ações que as Bibliotecas Universitárias podem realizar para aumentar e estimular o uso do material didático impresso da modalidade à distância pelos alunos do ensino presencial, tal como a divulgação deste tipo de material.
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Subject(s)
Ciência da Informação
Comportamento informacional
Uso da informação
Estudo de usuários
Material Didático Impresso
Educação Superior a Distância
Educação à distância
Graduação de Biomedicina
Ciência da Informação Arquivologia/Biblioteconomia
Information Science
Information behavior
Use of information
Study users
Printed educational material
Distance Higher Education
Distance Education.
Undergraduate Biomedicine
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10662
License Term
CC-BY-SA
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