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Title: Religiosidade e espiritualidade no ensino de enfermagem: contribuição da gestão participativa para a integralidade do cuidado
Other Titles: Religiosity and Spirituality in Nursing Education: Participative Management Contribution for the Care
Authors: Cortez, Elaine Antunes
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Ilda Cecília Moreira da
metadata.dc.contributor.members: Silva, Ilda Cecília Moreira da
Tavares, Cláudia Mara de Melo
Figueiredo, Nébia Maria de Almeida
Issue Date: 2009
Citation: Cortez, Elaine Antunes. Religiosidade e Espiritualidade no ensino de enfermagem: contribuição da gestão participativa para a integralidade do cuidado. 2009. 233f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Abstract: A presente tese está inserida no núcleo de pesquisa Gestão em Saúde e Exercício Profissional em Enfermagem – GESPEN – da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ), onde, tem-se como objeto de estudo: a contribuição da gestão acadêmica participativa na ampliação do tema religiosidade e espiritualidade, como conteúdo e ação no Projeto Pedagógico Curricular (PPC) de enfermagem, tendo a integralidade como fator essencial na prática de cuidar. O problema de pesquisa é: se é verdade que o gestor acadêmico garante discussões, relexões e ações sobre a religiosidade e a espiritualidade no PPC, em que momentos teóricos e práticos isso acontece? Se não acontece, na visão dos alunos, como eles evidenciam a ausência de discussões, reflexões e ações relacionadas à religiosidade e à espiritualidade na sua formação, na direção da integralidade do cuidado? Os objetivos do estudo são: identificar se os alunos participam da gestão acadêmica na construção, atualização e/ou avaliação do PPC; descrever o entendimento dos acadêmicos de enfermagem sobre oportunidades de discussões, reflexões e ações acerca da religiosidade e da espiritualidade no ensino teórico, prático e nos cenários do cuidado durante o curso de graduação em enfermagem, participando ou não do PPC; e apontar e discutir impasses, possibilidades e sugestões dos acadêmicos de enfermagem para aprofundar discussões, reflexões e ações sobre religiosidade e espiritualidade durante ensino teórico, prático e nos cenários do cuidado, com vistas à integralidade do cuidado e a gestão participativa. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, de campo, respaldado na Resolução n° 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, aprovado pelo Comitê de ética e pesquisa da EEAN, protocolo nº 62/08, realizado no Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI), localizado no município de Niterói (RJ-Brasil), onde os sujeitos dos estudos foram 52 acadêmicos de enfermagem do 8º período. A técnica para a coleta dos dados foi um questionário misto e autoaplicável. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo, segundo os preceitos delineados por Bardin. As categorias que emergiram foram:“Discentes alheios na gestão acadêmica: alunos se descobrem desconstruindo cercas e construindo pontes para gestão participativa”; “Religiosidade e Espiritualidade no curso de graduação em Enfermagem o dito; o não dito; o feito; o não feito; o dito e o feito; o não dito e o não feito; e o dito pelo não feito e o feito pelo não dito”; e “O(s) nó(s) para aprofundar as discussões, as reflexões e as ações sobre a religiosidade e a espiritualidade no curso de graduação em enfermagem: construindo laços com vistas à integralidade do cuidado e à gestão participativa”. Conclui-se que, os alunos não participam da gestão acadêmica, porém desejam e propõem formas de participação. A religiosidade e espiritualidade está mais presente nos momentos práticos de ensino, do que nos teóricos. Existem mais impasses – nós – do que possibilidades –laços – para gerenciar o aprofundamento das discussões, reflexões e ações sobre religiosidade e espiritualidade no curso de graduação em enfermagem. Porém, acredita-se que, com as sugestões dos alunos implementadas, os nós serão desatados, os laços fortalecidos, assim como, possibilitará um caminho para o gerenciamento acadêmico participativo, com vistas à formação do enfermeiro, contribuindo para integralidade do cuidado.
metadata.dc.description.abstractother: This thesis was developed in the research nucleus of Health Management and Nursing Professional Practice –GESPEN – of the School of Nursing Anna Nery at the Federal University of Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ), where the survey object is: the contribution of participatory academic management in the extension of the theme religiosity and spirituality, as content and action in the nursing Curricular Pedagogic Project (PPC), having the integrality as an essential factor in the practice of care. The research problem is: if it is true that the Academic Manager guarantees the discussions, reflections and actions about the religiosity and spirituality in the PPC, in which theoretical and practical moments does it happens? If it does not happen, by the students viewpoint, how do they evidence the lack of discussions, reflections and actions related with the religiosity and spirituality into their formation, in the direction of the integrality of care? The objectives of the survey are: identify if the students participate of the academic management in the construction, updating and/or evaluation of PPC; describe the understanding of nursing academics about the opportunities for discussing, reflecting and acting about the religiosity and spirituality in the theoretical and practical teaching and in the care scenarios during nursing graduation course, either participating or not in the PPC; point and discuss impasses, possibilities and suggestions of the nursing academics to deepen the discussions, reflections and actions about religiosity and spirituality during theoretical and practical teaching, and the care scenarios, with the view of care integrity and participative management. About the methodology, this is a descriptive and exploratory survey, with a qualitative approach, in the field, supported by the Resolution no 196/96 of the National Council of Health, approved by the Ethics and Research Committee of the EEAN/UFRJ, protocol nº 62/08, accomplished at Academical Center Plínio Leite (UNIPLI), sited in the city of Niterói (RJ- Brazil), where the surveyed universe were 52 nursing students of the eighth period. The technique applied for data collection was a mixed and self-applicable questionnaire. The collected data were analyzed through its content analysis, according the precepts outlined by Bardin. The categories emerged were: “Students outside in the academic management: students find themselves deconstructing fences and building bridges to participatory management”; “Religiosity and Spirituality in the nursing graduation course: the what was said; the what was not said; the what was done; the what was not done; the what was said and done; the what was not said and not done; the what was said by the what was not done and the what was done by the what was not said”; and “The knot(s) to deepen the discussions, the reflections and the actions about the religiosity and spirituality in the nursing graduation course: building laces in view of the care integrality and participatory management”. The conclusion was that the students do not participate of the academic management, but they wish and propose participation forms. The religiosity and spirituality are more present in the practical than in the theoretical teaching moments. There are more impasses – we – than possibilities – the laces – for managing the deepening of the discussions, reflections and actions about religiosity and spirituality in the nursing graduation course. However, it is believable that, with the students suggestions implemented, the knots will be untied, the laces strengthened, allowing a way of the participatory academic management, with a view to nursing education, contributing to the care integrality
La presente tesis está inserida en el núcleo de investigación de Gestión en Salud y Ejercicio Profesional en Enfermería – GESPEN – de la Escuela de Enfermería Anna Nery (EEAN/UFRJ), donde, se tiene como objeto de estudio: la contribución de la gestión académica participativa en la ampliación del tema religiosidad y espiritualidad, como contenido y acción en el Proyecto Pedagógico Curricular (PPC) de enfermería, teniendo la integralidad como factor esencial en la práctica de cuidar. El problema de investigación es: si ¿es verdad que el gestor académico garantiza discusiones, reflexiones y acciones sobre la religiosidad y la espiritualidad en el PPC, en qué momentos teóricos y prácticos eso sucede? Si no sucede, en la visión de los alumnos, ¿cómo ellos evidencian la ausencia de discusiones, reflexiones y acciones relacionadas a la religiosidad y espiritualidad en su formación, en la dirección de la integralidad del cuidado? Los objetivos del estudio son: identificar si los alumnos participan de la gestión académica en la construcción, actualización y/o evaluación del PPC; describir el entendimiento de los académicos de enfermería sobre oportunidades de discusiones, reflexiones y acciones acerca de la religiosidad y de la espiritualidad en la enseñanza teórica, práctica y en los escenarios del cuidado durante el curso de graduación en enfermería, participando o no del PPC; y apuntar y discutir impases, posibilidades y sugestiones de los académicos de enfermería para profundizar discusiones, reflexiones y acciones sobre religiosidad y espiritualidad durante la enseñanza teórica, práctica y en los escenarios del cuidado, con vista a la integralidad del cuidado y a la gestión participativa. En cuanto a la metodología, se trata de un estudio descriptivo y exploratorio, con abordaje cualitativa, de campo, respaldado en la Resolución n° 196/96 del Consejo Nacional de Salud, aprobado por el Comité de Ética e Investigación de la EEAN, protocolo nº 62/08, realizado en el Centro Universitario Plínio Leite (UNIPLI), localizado en el municipio de Niterói (RJ- Brasil), donde los sujetos de los estudios fueron 52 académicos de enfermería del 8º período. La técnica para la colecta de los datos fue un cuestionario mixto y autoaplicable. Los datos fueron analizados a través del análisis de contenido, según los preceptos delineados por Bardin. Las categorías que emergieron fueron: “Alumnos ajenos en la gestión académica: alumnos que se descubren des-construyendo cercas y construyendo puentes para la gestión participativa”; “Religiosidad y Espiritualidad en el curso de graduación en Enfermería lo dicho; lo no dicho; lo hecho; lo no hecho; lo dicho y lo hecho; lo no dicho y lo no hecho; y lo dicho por lo no hecho y lo hecho por lo no dicho”; y “El (los) nudo (s) para profundizar las discusiones, las reflexiones y las acciones sobre la religiosidad y la espiritualidad en el curso de graduación en enfermería: construyendo lazos con vista a la integralidad del cuidado y a la gestión participativa”. Concluyese que, los alumnos no participan de la gestión académica, sin embargo desean y proponen formas de participación. La religiosidad y espiritualidad está más presente en los momentos prácticos de la enseñanza que en los teóricos. Existen más impases – nudos – que posibilidades – lazos – para gerenciar la profundización de las discusiones, reflexiones y acciones sobre religiosidad y espiritualidad en el curso de graduación en enfermería. Sin embargo, se cree que, con las sugerencias de los alumnos implementadas, los nudos serán desatados, los lazos fortalecidos, así como, posibilitará un camino para el gerenciamiento académico participativo, con vista a la formación del enfermero, contribuyendo para la integralidad del cuidado.
La présente thèse est inséré dans le noyau de Gestion de la Santé et la Pratique Professionnelle dans le Métier d'infirmier - GESPEN - de l'École d'infirmières Anna Nery (EEAN/UFRJ), où, il y a pour objet d'étude: la contribution de la gestion académique participative dans l'expansion du thème de la religiosité et la spiritualité, comme contenu et l'action dans le Projet Pédagogique du CV (PPC) dans le Métier d'infirmier, ayant l'intégralité comme facteur essentiel dans la pratique du soin. Le problème de la recherche est: si c'est vrai que le directeur académique garantit des discussion, réflexions et d'actions sur la religiosité et à la spiritualité dans le PPC, en quels moments théoriques et pratiques cela arrive? Si cela n'arrive pas, dans la vision des élèves, comment prouvent-ils l'absence des discussions, réflexions et d'actions liées à la religiosité et à la spiritualité dans sa formation, dans la direction de l'intégralité du soin? Les objectifs de l'étude sont: identifier si les élèves participent de la gestion académique dans la construction, la mise à jour et/ou l'évaluation du PPC; décrire l'accord des académiciens de métier d'infirmier sur des occasions des discussions, des réflexions et d'actions concernant la religiosité et de la spiritualité dans l'enseignement théorique, pratique et dans les scénarios des soins pendant le cours de graduation dans métier d'infirmier, en participant ou non du PPC; et indiquer et discuter des impasses, possibilités et suggestions des académiciens de métier d'infirmier pour approfondir des discussions, réflexions et actions sur religiosité et spiritualité pendant l'enseignement théorique, pratique et dans les scénarios des soins, avec les vues à l'intégralité des soins et de la gestion participative. La méthode, il s'agit d'une étude descriptive et d'exploration, avec un abordage qualitatif, de champ, appui à la Résolution n° 196/96 du Conseil National de Santé, approuvée par le Comité d'éthiques et recherches de EEAN, protocole nº 62/08, réalisé dans le Centre Universitaire Pline Leite (UNIPLI), localisé dans la ville de Niterói (RJ- Brésil), où les sujets des études ont été 52 académiciens de métier d'infirmier de la 8º période. La technique pour l'assemblage des données a été un questionnaire mixte et auto applicable. Les données ont été analysées à travers l'analyse de contenu, selon les règles délinéées par Bardin. Les catégories qui ont émergé ont été : "Élèves d'autres dans la gestion académique : des élèves se découvrent en détruisant entoures et en construisant des ponts pour gestion participative"; "Religiosité et Spiritualité dans le cours de graduation dans Métier d'infirmier Le Dit; Pas Dit; Le Fait; Le Pas Fait; Le Dit et Fait; Le Pas Dit et Le Pas Fait; et Le Dit par Le Pas Fait et Le Fait par Le Pas Dit"; et "Le(s) noeud(s) pour approfondir les discussions, les réflexions et les actions sur la religiosité et la spiritualité dans le cours de graduation dans le métier d'infirmier : en construisant des lacets avec des vues à l'intégralité des soins et à la gestion participative". Conclusion, les élèves ne participent pas de la gestion académique, néanmoins ils désirent et proposent des formes de participation. La religiosité et la spiritualité sont plus présentes aux moments pratiques de l'enseignement que dans les théoriciens. Existent plus impasses - noeuds - que des possibilités - lacets - pour diriger l'approfondissement des discussions, de réflexions et d'actions sur religiosité et spiritualité dans le cours de graduation dans le métier d'infirmier. Néanmoins, il se croit que, avec les suggestions des élèves mis en oeuvre, les noeuds seront desserrés, les lacets fortifiés, ainsi que, rendra possible un chemin pour la gestion académique participative, avec des vues à la formation de l'infirmier, en contribuant à intégralité des soins.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10705
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