Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1071
Title: A hospitalidade no Museu da República
Authors: Serafim, Aline dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Helena Catão Henriques
metadata.dc.contributor.members: Tadini, Rodrigo Fonseca
Santos, Lúcia Oliveira da Silveira
Issue Date: 7-Dec-2015
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo identificar a existência de práticas relacionadas à hospitalidade no Museu da República, bem como verificar a percepção do visitante sobre as medidas implantadas pela instituição nesse sentido. Para tanto, foi utilizada metodologia qualitativa, com base em técnicas da etnografia, como observação direta e entrevistas aprofundadas, com a direção do museu e visitantes, dentre eles residentes da cidade do Rio de Janeiro e turistas. Os resultados do estudo mostraram que a direção do museu entende a importância em proporcionar hospitalidade aos visitantes, valorizando elementos que visam a participação e identificação do público, porém tem dificuldade em colocar ideias em prática devido a diversos motivos, como a falta de recursos financeiros e de conhecimento do perfil dos que frequentam seus espaços. Também pode-se mencionar a deficiência na promoção e divulgação do museu e suas atividades. Buscar o entendimento sobre o perfil do público que o frequenta e incentivar críticas e sugestões seriam ações importantes para contribuir com o desenvolvimento da visitação, assim como aumentar a percepção quanto à hospitalidade. Por fim, os indicadores de acessibilidade, legibilidade e identidade, utilizados por Lúcio Grinover nos estudos sobre a hospitalidade urbana, se mostraram de grande valia para a análise do espaço do Museu da República.
metadata.dc.description.abstractother: This study aims to identify the existence of hospitality-related practices in the Republic Museum and verify the perception of the visitors about the measures implemented by the institution accordingly. For this, we used qualitative methodology based on ethnographic techniques such as direct observation and in-depth interviews with the direction of the museum and visitors, including residents of the city of Rio de Janeiro and tourists. The study results showed that the direction of the museum understands the importance of providing hospitality to visitors, highlighting elements that aims the participation and identification of the public, but has difficulty putting ideas into practice due to various reasons such as lack of financial resources and knowledge of the profile of attending their spaces. Also can mention disability in the promotion and dissemination of the museum and its activities. Seek the understanding of the profile of the public who attends and encourage comments and suggestions are important actions to contribute to the development of visitation, as well as raise awareness about the hospitality. Finally, indicators of accessibility, readability and identity, used by Lúcio Grinover studies on urban hospitality, proved to be valuable for the analysis of the space of the Museum of the Republic.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1071
Appears in Collections:SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
310 - Aline Serafim.pdf9.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.