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Title: Manufatura 4.0: a indústria do petróleo e a transformação digital
Other Titles: Manufacture 4.0: the oil industry and digital transformation
Authors: Oliveira, Maria Fernanda Degenring
metadata.dc.contributor.advisor: Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves
metadata.dc.contributor.members: Zotes, Luis Perez
Reis, Augusto da Cunha
Issue Date: 2019
Citation: OLIVEIRA, Maria Fernanda Degenring. Manufatura 4.0: a indústria do petróleo e a transformação digital. 2019. 71 f. (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Abstract: Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de identificar o grau de maturidade da indústria petrolífera no Brasil dentro do contexto da indústria 4.0 e desenvolver diretrizes para a implementação da transformação digital em seus processos de trabalho. Para atingir esses objetivos, foi realizado um estudo bibliográfico acerca da indústria petrolífera, tanto no contexto global quanto local. A revisão da literatura auxiliou também na definição de perfis idiomáticos que permitam melhor compreensão da revolução digital, na identificação das dimensões avaliadoras da transformação digital, bem como no desenvolvimento de um checklist capaz de auxiliar empresas no processo transformativo. Ademais, um questionário foi realizado com empresas do setor para análise do grau transformativo que as empresas petrolíferas se encontram. Apesar da grande heterogeneidade de respostas, os resultados de maturidade para as empresas petrolíferas sugerem uma maior inclinação ao estado conservador dentro de uma escala de iniciante, conservador, agressivo e estruturante
metadata.dc.description.abstractother: The aim of this research is to identify the degree of maturity of the oil industry in Brazil on the industry 4.0 context and to develop guidelines for the implementation of digital transformation in its work processes. To achieve these objectives, a bibliographic study was carried out on the oil industry, both in the global and local context. The literature review also helped in the definition of idiomatic profiles that allow a better understanding of the digital revolution, in the identification of the evaluating dimensions of the digital transformation, as well as in the development of a method capable of assisting companies in the transformative process. In addition, a questionnaire was carried out with companies of the sector to analyze the transformative degree that the oil companies meet. Despite the large heterogeneity of responses, the maturity results for oil companies suggest a greater inclination to conservative status within a conservative, aggressive, and structuring scale of the beginner
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10729
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