Metadata
Show full item record
DOENÇA HEMOLÍTICA PERINATAL: UMA BREVE REVISÃO DE LITERATURA
Recém- nascido
Antígeno D
Rh
Doença hemolítica perinatal
Perinatal hemolytic disease
Newborn
D antigen
Rh
Ribeiro, Nathália Nogueira de Lima | Posted on:
2017
Abstract
A presente revisão tem como objetivo realizar uma breve revisão da literatura sobre a doença hemolítica perinatal, ressaltando sua importância em termos de saúde pública. Foram realizadas buscas por artigos nas seguintes bases de dados Medline/Pubmed, Scielo, periódicos capes, teses e monografias de instituições fidedignas, foram utilizados 46 entre os anos de 1932 a 2016, A pesquisa bibliográfica considerou artigos publicados no idioma inglês e português. A doença hemolítica perinatal causada pela incompatibilidade do fator Rh pode variar desde um indício laboratorial de hemólise até uma anemia severa compensatória dos tecidos eritropoéticos, acarretando em hepatomegalia e esplenomegalia. Os recém-nascidos afetados, se não tratados com exsanguíneo transfusão ou outras técnicas como a fototerapia, podem desenvolver Kernicterus que é uma síndrome identificada pela
impregnação da bilirrubina nos núcleos da base cerebral. O sistema Rh é de grande importância clínica, o antígeno D é o mais imunogênico e o com maior número de variantes dentre todos os antígenos constituintes do sistema Rh. O anticorpo antiRh(D) é o principal responsável pelo desenvolvimento da doença hemolítica perinatal. Com a introdução da profilaxia anti-Rh(D) o número de óbitos de recém-nascidos caiu drasticamente em países desenvolvidos, mas essa não é a realidade nacional.
Conclui-se que ainda há uma carência de dados sobre o tema em nosso país. O diagnóstico precoce e a profilaxia são essenciais para a qualidade de vida dos recém nascidos. Torna-se necessário a implementação e/ou intensificação dos programas de conscientização para mulheres sobre o pré-natal adequado e sua importância.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
RIBEIRO, Nathália Nogueira de Lima. Doença hemolítica perinatal: uma breve revisão de literatura. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina)–Universidade Federal Fluminense, Instituto de Saúde de Nova Friburgo, 2017.Subject(s)
Doença hemolítica perinatalRecém- nascido
Antígeno D
Rh
Doença hemolítica perinatal
Perinatal hemolytic disease
Newborn
D antigen
Rh
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: