Metadata
Show full item record
EFEITO DE DIETA HIPERSÓDICA E HIPERENERGÉTICA NO REMODELAMENTO DO TECIDO ADIPOSO BRANCO E MARROM DE CAMUNDONGOS C57BL/6
tecido adiposo marrom
sacarose
sal
Tecido adiposo branco
white adipose tissue
brown adipose tissue
sucrose
salt
Silva, Rayane Paula Machado da | Posted on:
01 jan. 2018
Abstract
As doenças cardiovasculares, a obesidade e o diabetes são comorbidades cada vez mais comuns na sociedade moderna e estão intimamente associados ao estilo de vida sedentário e a ingestão de dietas ocidentais ricas em lipídeos saturados. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de uma dieta hipersódica e hiperenegética sobre o metabolismo lipídico, glicídico e adiposidade corporal em camundongos C57BL/6 machos e fêmeas. Foram utilizados camundongos C57BL/6 machos e fêmeas. Aos 3 meses de idade, eles foram alimentados com dieta controle (C) ou dieta HFSS (high fat, sucrose and salt) por 6 ou 12 semanas, e com dieta HFSS por 6 semanas seguido de dieta controle (HFSS->C), totalizando em dez grupos experimentais (n=15/grupo). A massa corporal e a ingestão hídrica foram aferidas semanalmente e a ingestão de ração diariamente. Foram aferidas também a glicemia e a insulina de jejum, além do teste oral de tolerância à glicose. No momento da eutanásia, o fígado, as gorduras inguinal, genital e marrom foram coletados para posterior análise bioquímica e morfológica quantitativa. Todas as análises estatísticas foram realizadas no Software GraphPad Prisma Versão 6.0 e no Statistica e um P<0,05 foi considerado estatisticamente significativo. Como resultado, a dieta HFSS ofertada por período prolongado (12 semanas) potencializa os efeitos deletérios
nas fêmeas, com aumento da adiposidade e alterações no metabolismo glicídico. Em contrapartida, os machos parecem não apresentar efeitos metabólicos tão pronunciados e algumas alterações aparecem apenas com período prolongado de ingestão da dieta (12 semanas), contudo não se nota a presença de remodelamento do tecido adiposo branco adverso de maneira expressiva nesses animais. Em conclusão, a ingestão da dieta rica em ácidos graxos saturados, sacarose e sal foi capaz de alterar o metabolismo glicídico e a distribuição de adiposidade corporal, sem ganho de massa corporal ou hipertrofia dos adipócitos, havendo dimorfismo sexual.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Source
Silva, Rayane Paula Machado da. Efeito de dieta hipersódica e hiperenergética no remodelamento do tecido adiposo branco e marrom de camundongos C57BL/6. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina)–Universidade Federal Fluminense, Instituto de Saúde de Nova Friburgo, 2017.Subject(s)
tecido adiposo brancotecido adiposo marrom
sacarose
sal
Tecido adiposo branco
white adipose tissue
brown adipose tissue
sucrose
salt
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: