Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10766
Title: Modelagem de tarefas com foco no ator para desenvolvimento de jogos indies: uma metodologia para reter conhecimento em processos de inovação
Authors: Reis, Bruna Salles
Sierra, Eduardo de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Clua, Esteban Walter Gonzalez
metadata.dc.contributor.members: Costa, Leonardo Cruz da
Tizuka, Michelle Mayumi
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Desenvolvedores de jogos indies representam uma considerável parcela dos recursos humanos da indústria do entretenimento. Enquanto empresas grandes, compostas por dezenas e até centenas de desenvolvedores, possuem processos de gerência de processos de inovação bem definidos, os pequenos grupos não os possuem. Este artigo propõe uma metodologia para reter conhecimento obtido da execução de tarefas, permitindo uma análise de post-mortem mais detalhada enquanto melhora o acompanhamento de tarefas em níveis pessoais e gerenciais. A ideia é conseguir mitigar os efeitos negativos provenientes da escassez de dados gerada pelo uso de métodos ágeis em empresas de jogos indies.
metadata.dc.description.abstractother: Indie game developers represent a considerable amount of human resource from the entertainment industry. While big companies, composed of dozens or even hundreds of developers have well-established processes for managing innovation processes, small teams lack from it. This paper proposes a methodology to retain knowledge obtained from the task executions, allowing a more detailed post-mortem analysis while also enhancing the task management at both personal and managerial level. The idea is to mitigate the downsides of the data outage caused by the use of agile methods in indie game companies.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10766
Appears in Collections:BSI - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC BrunaeEduardo - Modelagem de Tarefas com Foco no Ator.pdf662.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.