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dc.contributor.advisorClua, Esteban Walter Gonzalez-
dc.contributor.authorReis, Bruna Salles-
dc.contributor.authorSierra, Eduardo de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-08-07T14:02:30Z-
dc.date.available2019-08-07T14:02:30Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10766-
dc.description.abstractDesenvolvedores de jogos indies representam uma considerável parcela dos recursos humanos da indústria do entretenimento. Enquanto empresas grandes, compostas por dezenas e até centenas de desenvolvedores, possuem processos de gerência de processos de inovação bem definidos, os pequenos grupos não os possuem. Este artigo propõe uma metodologia para reter conhecimento obtido da execução de tarefas, permitindo uma análise de post-mortem mais detalhada enquanto melhora o acompanhamento de tarefas em níveis pessoais e gerenciais. A ideia é conseguir mitigar os efeitos negativos provenientes da escassez de dados gerada pelo uso de métodos ágeis em empresas de jogos indies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Cruz (bsi@ic.uff.br) on 2019-08-06T19:48:30Z No. of bitstreams: 1 TCC BrunaeEduardo - Modelagem de Tarefas com Foco no Ator.pdf: 678305 bytes, checksum: 4b169e3741fbcea2dd322891a3e0bee2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca da Escola de Engenharia (bee.sdc@id.uff.br) on 2019-08-07T14:02:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC BrunaeEduardo - Modelagem de Tarefas com Foco no Ator.pdf: 678305 bytes, checksum: 4b169e3741fbcea2dd322891a3e0bee2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-07T14:02:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC BrunaeEduardo - Modelagem de Tarefas com Foco no Ator.pdf: 678305 bytes, checksum: 4b169e3741fbcea2dd322891a3e0bee2 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleModelagem de tarefas com foco no ator para desenvolvimento de jogos indies: uma metodologia para reter conhecimento em processos de inovaçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicospt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento de jogospt_BR
dc.subject.keywordEngenharia de softwarept_BR
dc.subject.keywordGerência de projetospt_BR
dc.subject.keywordMétodos ágeispt_BR
dc.contributor.membersCosta, Leonardo Cruz da-
dc.contributor.membersTizuka, Michelle Mayumi-
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorEngenharia de Softwarept_BR
dc.subject.descriptorJogo eletrônicopt_BR
dc.subject.descriptorGerência de projetopt_BR
dc.subject.keywordotherGame developmentpt_BR
dc.subject.keywordotherSoftware engineeringpt_BR
dc.subject.keywordotherProject managementpt_BR
dc.subject.keywordotherAgile methodspt_BR
dc.description.abstractotherIndie game developers represent a considerable amount of human resource from the entertainment industry. While big companies, composed of dozens or even hundreds of developers have well-established processes for managing innovation processes, small teams lack from it. This paper proposes a methodology to retain knowledge obtained from the task executions, allowing a more detailed post-mortem analysis while also enhancing the task management at both personal and managerial level. The idea is to mitigate the downsides of the data outage caused by the use of agile methods in indie game companies.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentDepartamento da Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.date2019-07-18-
dc.degree.localNiteróipt_BR
dc.degree.cursoCurso de Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
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