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dc.contributor.advisorGuerra, Raphael Pereira de Oliveira-
dc.contributor.authorNogueira, Breno de Castro-
dc.date.accessioned2019-08-07T14:06:29Z-
dc.date.available2019-08-07T14:06:29Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10767-
dc.description.abstractO desenvolvimento de aplicações móveis está se tornando cada vez mais importante devido a popularidade dos dispostivos móveis. As abordagens de desenvolAnálise de Desempenho de Aplicações Móveis Nativas, Cross-Compiladas, Híbridas e Interpretadavimento de aplicativos móveis são nativa, híbrida, interpretada e cross-compilada. Nesse trabalho, nós selecionamos as ferramentas de desenvolvimento mais populares para cada abordagem (Java, Ionic, React Native e Flutter, respectivamente) e as utilizamos para desenvolver um grupo de aplicativos. Nós medimos o desempenho dos aplicativos em relação ao consumo de CPU e RAM, tempo de execução e tamanho do aplicativo. Nossos resultados indicam que, nem sempre, o desenvilvimento nativo tem o melhor desempenho. Em muitos casos, outras abordagens podem chegar perto do desempenho nativo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Cruz (bsi@ic.uff.br) on 2019-08-06T21:05:23Z No. of bitstreams: 1 tcc_breno_nogueira.pdf: 468942 bytes, checksum: 322b2063572eb8f8a108c7efa5e7b22f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca da Escola de Engenharia (bee.sdc@id.uff.br) on 2019-08-07T14:06:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_breno_nogueira.pdf: 468942 bytes, checksum: 322b2063572eb8f8a108c7efa5e7b22f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-07T14:06:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_breno_nogueira.pdf: 468942 bytes, checksum: 322b2063572eb8f8a108c7efa5e7b22f (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleAnálise de desempenho de aplicações móveis nativas, cross-compiladas, híbridas e interpretadaspt_BR
dc.typeArtigo de periódicospt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento móvelpt_BR
dc.subject.keywordFerramentas cross-platformpt_BR
dc.subject.keywordAnálise de desempenhopt_BR
dc.contributor.membersCosta, Leonardo Cruz da-
dc.contributor.membersCorbucci Filho, Dante-
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorAnálise de desempenhopt_BR
dc.subject.descriptorAplicativo móvelpt_BR
dc.subject.keywordotherMobile developmentpt_BR
dc.subject.keywordotherCross-platform toolspt_BR
dc.subject.keywordotherPerformance analysispt_BR
dc.description.abstractotherMobile application development is becoming increasingly important due to the popularity of mobile devices. The most common mobile application development approaches are native, hybrid, interpreted and cross-compiled. In this work, we select the most popular development tool for each approach (namely Java, Ionic, React Native and Flutter, respectively) and use them to develop a group of applications. We measure applications performance with respect to CPU and RAM consumption, execution time and application size. Our results indicate that native development does not always perform best. In many cases, other approaches may come close to native performance.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentDepartamento da Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.date2019-
dc.degree.localNiteróipt_BR
dc.degree.cursoCurso de Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
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