• português (Brasil)
    • English
    • español
  • Español 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
Ver ítem 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • GTH - Faculdade de Turismo e Hotelaria
  • SGT - Curso de Graduação em Turismo - Bacharelado - Niterói
  • SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • Ver ítem
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • GTH - Faculdade de Turismo e Hotelaria
  • SGT - Curso de Graduação em Turismo - Bacharelado - Niterói
  • SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • Ver ítem
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAsesor (es)TítulosMateriasDepartamentoProgramaTipoTipo (s) de accesoEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAsesor (es)TítulosMateriasDepartamentoProgramaTipoTipo (s) de acceso

Estadísticas

Ver Estadísticas de uso
application/pdf

Ver/
298 - Mariana Fonseca.pdf (1.577Mb)

Colecciones
  • SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Estadísticas
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
O BRASIL PELAS LENTES DE HOLLYWOOD: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA IMAGEM DO BRASIL E DO TURISMO NO RIO DE JANEIRO
Fonseca, Mariana de Carvalho | Publicado en: 2014
Resumen
As imagens são parte importante da comunicação das sociedades contemporâneas e são muito valorizadas pela dinamicidade e simplicidade para comunicar. Neste trabalho, abordaremos a importância da imagem de um destino para a realização da atividade turística e como o cinema pode funcionar como um meio de divulgação das localidades, ao apresentá-las como cenário de grandes produções, atraindo visitantes para conhecer os lugares que deram vida aos filmes de suas preferências. Apresentamos também o processo de formação da imagem do Brasil, os estereótipos construídos acerca do país e a maneira como estes são apresentados em produções estrangeiras, afim de obtermos embasamento teórico para realizar o objetivo geral do trabalho, que consiste em realizar um estudo comparativo entre as animações Alô Amigos! (1942) e Rio (2011) para traçar a imagem que é vendida do Brasil para o exterior, tendo em vista a promoção do Rio de Janeiro como destino turístico e como objetivos específicos, identificar as origens da criação da imagem excessivamente estereotipada do Brasil, realizar um estudo sobre a relação existente entre o turismo e o cinema, identificando as contribuições deste para a promoção de um destino turístico e analisar os exemplos das animações Alô Amigos! (1942) e Rio (2011) com a finalidade de obter semelhanças e diferenças entre as produções. Como metodologia de pesquisa, usaremos a técnica de análise fílmica. A análise dos filmes mostra que, dentre as quatro categorias analisadas, praticamente não houve mudanças na imagem brasileira representada e que o contexto histórico e motivações que levaram à produção também influenciam na representação do cenário, nesse caso, o Rio de Janeiro
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de curso
Sujeta/Sujeto(s)
Imagem
Estereótipo
Turismo
Cinema
Rio de Janeiro
Turismo
Brasil
Rio de Janeiro
Propaganda
Cinema
Aspecto turístico
Image
Stereotype
Tourism
Movies
Rio de Janeiro
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1079
Término de licencia
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contacto

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram