Metadata
Mostrar registro completo
O BRASIL PELAS LENTES DE HOLLYWOOD: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA IMAGEM DO BRASIL E DO TURISMO NO RIO DE JANEIRO
Estereótipo
Turismo
Cinema
Rio de Janeiro
Turismo
Brasil
Rio de Janeiro
Propaganda
Cinema
Aspecto turístico
Image
Stereotype
Tourism
Movies
Rio de Janeiro
Fonseca, Mariana de Carvalho | Postado em:
2014
Resumo
As imagens são parte importante da comunicação das sociedades contemporâneas e são muito valorizadas pela dinamicidade e simplicidade para comunicar. Neste trabalho, abordaremos a importância da imagem de um destino para a realização da atividade turística e como o cinema pode funcionar como um meio de divulgação das localidades, ao apresentá-las como cenário de grandes produções, atraindo visitantes para conhecer os lugares que deram vida aos filmes de suas preferências. Apresentamos também o processo de formação da imagem do Brasil, os estereótipos construídos acerca do país e a maneira como estes são apresentados em produções estrangeiras, afim de obtermos embasamento teórico para realizar o objetivo geral do trabalho, que consiste em realizar um estudo comparativo entre as animações Alô Amigos! (1942) e Rio (2011) para traçar a imagem que é vendida do Brasil para o exterior, tendo em vista a promoção do Rio de Janeiro como destino turístico e como objetivos específicos, identificar as origens da criação da imagem excessivamente estereotipada do Brasil, realizar um estudo sobre a relação existente entre o turismo e o cinema, identificando as contribuições deste para a promoção de um destino turístico e analisar os exemplos das animações Alô Amigos! (1942) e Rio (2011) com a finalidade de obter semelhanças e diferenças entre as produções. Como metodologia de pesquisa, usaremos a técnica de análise fílmica. A análise dos filmes mostra que, dentre as quatro categorias analisadas, praticamente não houve mudanças na imagem brasileira representada e que o contexto histórico e motivações que levaram à produção também influenciam na representação do cenário, nesse caso, o Rio de Janeiro
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoAssunto(s)
ImagemEstereótipo
Turismo
Cinema
Rio de Janeiro
Turismo
Brasil
Rio de Janeiro
Propaganda
Cinema
Aspecto turístico
Image
Stereotype
Tourism
Movies
Rio de Janeiro