INFLUÊNCIA DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA GRADUAÇÃO SOBRE A SITUAÇÃO PROFISSIONAL DE MÉDICOS FORMADOS NA UFF
Currículo médico
Educação médica
Educação médica
Currículo médico
Iniciação científica
Formação profissional
Undergraduate research
Medical curriculum
Medical education
Cyrillo, Raphael Joaquim Teles | Posted on:
2012
Abstract
A literatura médica ressalta, qualitativamente, a importância do aprendizado do método científico como influenciador de uma boa formação profissional médica. Objetivamos estudar a influência de um Programa de Iniciação Científica (PIC) freqüentado por alunos durante o curso de graduação, no perfil profissional de médicos recém-formados na Universidade Federal Fluminense (UFF). Cinqüenta e
dois médicos, todos formados pela UFF, foram selecionados num período de seis semestres e divididos por dois grupos PIC e Não PIC, pareados por sexo, idade e coeficiente de rendimento acadêmico, diferindo apenas em sua participação no PIC, os do Grupo PIC tendo participado, os do Grupo Não-PIC não tendo participado. Dados acerca da situação profissional e socioeconômica dos médicos foram obtidos, através de um questionário, incluindo a escolaridade dos pais, a renda familiar
média antes e durante a graduação, renda dos médicos depois da realização do curso médico, a situação profissional atual, as aprovações em concursos públicos e os títulos e graus obtidos após a graduação. Os médicos dos grupos foram entrevistados ao completarem, em média, 2 anos de conclusão de curso no ano de 2003 e novamente com 6 anos decorrentes da etapa inicial no ano de 2009. Objetivamos a comparação das variáveis estudadas nos grupos de participantes do Programa (PIC) e não participantes (Não-PIC). O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFF sob o número 22/03. A comparação entre os grupos foi realizada pela aplicação de métodos estatísticos de comparação de médias e comparação de percentuais. Na primeira fase da pesquisa encontramos uma maior aprovação em concursos públicos e maior renda dos médicos no grupo Não-PIC em relação ao outro grupo; entretanto, não
houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos PIC e Não-PIC nesta segunda fase da pesquisa tornando os grupos rigorosamente iguais em todos os parâmetros pesquisados. Em relação ao impacto do PIC sobre os médicos participantes, temos através da análise dos dados, um maior crescimento da renda destes médicos em relação ao grupo Não-PIC. Concluímos que os grupos são
semelhantes passados seis anos da primeira pesquisa e que ter ou não participado do PIC não trouxe diferenças significativamente importantes
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Document type
DissertaçãoSource
CYRILLO, Raphael Joaquim Teles. Influência de um programa de iniciação científica na graduação sobre a situação profissional de médicos formados na UFF. 2012. 42 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2012.Subject(s)
Iniciação científicaCurrículo médico
Educação médica
Educação médica
Currículo médico
Iniciação científica
Formação profissional
Undergraduate research
Medical curriculum
Medical education
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