Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10836
Title: Avaliação do efeito da velocidade de centrifugação e tempo na obtenção de plasma rico em plaquetas (PRP) a partir de protocolos descritos na literatura
Authors: Pereira, Raphael Leandro Mendes
metadata.dc.contributor.advisor: Póvoa, Helvécio Cardoso Corrêa
metadata.dc.contributor.advisorco: Junior, Sérgio Pinto Chaves
metadata.dc.contributor.members: Junior, Sérgio Pinto Chaves
Pinna, Raquel
Varges, Renato
Issue Date: Jan-2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Pereira, Raphael Leandro Mendes. Avaliação do efeito da velocidade de centrifugação e tempo na obtenção de plasma rico em plaquetas (PRP) a partir de protocolos descritos na literatura. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Saúde de Nova Friburgo, 2017.
Abstract: A obtenção de um pequeno volume de plasma contendo alta concentração de plaquetas (PRP) é essencial para fornecer um complexo de fatores de crescimento que favorecem o reparo e regeneração de diferentes tecidos. Este estudo avalia o efeito da velocidade de centrifugação e tempo sobre a concentração de plaquetas, através da comparação de diferentes protocolos de obtenção de PRP descritos na literatura. Foram utilizadas artigos descritivos sobre as técnicas de obtenção destinadas ao processamento do PRP, variando velocidade e tempo de centrifugação. Os resultados apresentados mostram o tempo de centrifugação de 10 minutos obteve a maior concentração de plaquetas e a velocidade de centrifugação influenciou diretamente sobre a concentração, sendo que com a maior velocidade obteve-se a maior concentração de PRP. O aumento da velocidade e do tempo de centrifugação estão relacionados ao aumento da concentração de plaquetas.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10836
Appears in Collections:CGB - Trabalhos de Conclusão de Curso - Nova Friburgo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raphael Leandro Mendes Pereira.pdfPereiraRLM489.09 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons