xmlui.metadata.dc.contributor.advisor | Cianconi, Regina de Barros | |
xmlui.metadata.dc.contributor.author | Esteves, Monnique São Paio de Azeredo | |
xmlui.metadata.dc.date.accessioned | 2019-08-14T17:51:16Z | |
xmlui.metadata.dc.date.available | 2019-08-14T17:51:16Z | |
xmlui.metadata.dc.date.issued | 2017 | |
xmlui.metadata.dc.identifier.uri | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10848 | |
xmlui.metadata.dc.description.abstract | O presente estudo consiste em uma observação participante com o intuito de investigar a existência de práticas relacionadas à Gestão da Informação (GI) e Gestão do Conhecimento (GC) no tratamento dos fluxos informacionais que permeiam o processo de produção de espetáculos de Teatro Musical. As bases teóricas para este estudo foram constituídas pela literatura das áreas de Ciência da Informação e Artes Cênicas, abordando as temáticas de GI, GC, Produção Teatral e Teatro Musical. O campo empírico é uma produção profissional de teatro musical de médio porte, sendo utilizados, como parte da metodologia, o acompanhamento e observação da produção desde o período de Ensaios, passando pela Montagem, até a Estreia do espetáculo, além da realização de entrevistas semi-estruturadas com os membros das equipes constitutivas da produção. Buscou-se compreender os processos e fluxos de informação da produção estudada por meio da identificação das equipes que formam a produção, seus membros e funções; e o mapeamento dos processos e fluxos de informação existentes com o uso da metodologia BPMN. A análise dos resultados demonstrou que há a utilização de certas práticas associadas à GI e GC no decorrer dos processos observados, entretanto sua execução se dá de forma intuitiva e não-coordenada; e que a produção teatral, em geral, muito poderia se beneficiar da presença de um Gestor da Informação e da aplicação das práticas de GI e GC em seus processos. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights | openAccess | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.title | Gestão e fluxos de informação na produção de teatro musical | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.type | Dissertação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Gestão da Informação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Gestão do Conhecimento | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Mapeamento de Processos | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Produção Teatral | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keyword | Teatro Musical | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.level | Mestrado acadêmico | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Gestão da informação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Teatro (Literatura) | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Musical | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.descriptor | Gestão do conhecimento | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Knowledge Management | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Information Management | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Process Mapping | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Theater Production | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.keywordother | Musical Theater | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.abstractother | This study consists of a participant observation aiming to investigate the existence of Information Management (IM) and Knowledge Management (KM) related practices on the treatment of information flows that permeate the production processes of Musical Theater productions. The theoretical bases for this study are the comparative literature of both Information Science and Dramatic Arts, addressing subjects such as IM, KM, Theater Production and Musical Theater. The empirical field is a professional musical theater production, of medium size, and the research was performed through the monitoring and observation of said production from the rehearsal period, through the assembly of equipments, and until the opening night. In addition, there were conducted semi-structured interviews with the members of the departments that compose the production’s team. The objective was to comprehend the processes and information flow of the chosen production through the identification of the departments that compose the production, its members and functions, and the BPMN methodology was used to map the processes and information flows. The results analysis showed that there is, in fact, the utilization of certain practices associated with IM and KM throughout the observed processes, however, their execution happens in an intuitive non-coordinated manner, and the theater production in general could benefit from the presence of an information manager and the implementation of IM and KM practices to its processes. | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.identifier.vinculation | Aluno de Mestrado | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.grantor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.department | Instituto de Arte e Comunicação Social | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.degree.date | 2017 | |
xmlui.metadata.dc.degree.local | Niterói, RJ | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.rights.license | CC-BY-SA | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.description.physical | 145 p. | pt_BR |