CULTURA PÓS-MODERNA: UMA ANÁLISE DA DOMINAÇÃO CAPITALISTA NO BRASIL
Pós-modernidade
Conservadorismo
Serviço Social e desenvolvimento regional
Culture
Postmodernity
Conservatism
Floriano, Fernanda de Carvalho | Posted on:
2018
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo compreender como a nova dinâmica cultural do capitalismo, chamada de pós-modernismo, coopera para o avanço do conservadorismo através da cultura. A metodologia utilizada será uma articulação das concepções da teoria de base – a teoria social marxista – com um conjunto de técnicas – que permitirão a construção da realidade – que se relacionam com os interesses de investigação. Para tanto, a pesquisa exigiu uma ampla abordagem bibliográfica da tese aqui sustentada, qual seja: a cultura pós-moderna contribui para a ascensão do conservadorismo na sociedade por meio da difusão de um modo de vida fragmentado, a-histórico, relativista e individualista. Esse processo ocorre através da cultura, cultura não como arte estética em si, mas cultura como modo de vida, costumes, hábitos e como representação social. Para isso, tornou-se fundamental compreender a mutação de sensibilidade que ocorreu do modernismo para o “pós-modernismo”. A modernidade é considerada o período das certezas, da história, da ciência, da verdade, das grandes narrativas, das visões totalizantes de mundo, crença em valores universais, entre outros. O pós-modernismo é a negação dos valores da modernidade, rejeita quaisquer valores emancipatórios e universalizantes, vê o mundo de forma fragmentada, individual, instável, e relativiza o conhecimento negando a história, portanto é um período marcado por uma falta de profundidade. Essa alteração de sensibilidade afeta o modo de vida da sociedade reiterando o conservadorismo. O conservadorismo é uma visão de mundo que tem por premissas uma análise da sociedade regida por leis naturais, conduzida por uma harmonia social e possui aversão a mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais. A visão de mundo conservadora é a ideologia difundida na sociedade capitalista, no Brasil ela está presente desde a formação social brasileira, que tem como característica a busca por progresso sem romper com elementos arcaicos do colonialismo, sem romper com o patrimonialismo, com a ideia de nação e com os interesses da classe dominante. Os traços constitutivos da formação social brasileira são elementos importantes para compreender o Brasil de hoje, pois a sociedade brasileira parece ter se tornado ainda mais conservadora, mais individualista, mais intolerante. Principalmente após as manifestações de junho de 2013, em que a direita volta às ruas e avança nos espaços populares e ideias extremamente conservadoras, como “apoio a monarquia”, determinação de uma única cultura (hétero, família mononuclear etc.), rejeição de pautas referente a direitos LGBTs, da mulher, censura da arte, entre outros exemplos, “reaparecem” fortemente na conjuntura do país. Juntamente com essas pautas ascende o candidato a presidência Jair Bolsonaro, que fomenta o discurso de ódio contra as minorias (grupos marginalizados socialmente), nega a história e fortifica a ideia de “identidade nacional” em torno da imagem de nação brasileira e dispara nas pesquisas com apoio das “fake news” propagadas através das redes sociais e aplicativos de conversação. Sem nenhum tipo efetivo de fiscalização e punição para os criadores das fakes news, a democracia corre sério risco de ter um presidente de extrema direita eleito pela relativização de fatos comprovados, pela propagação de falsas notícias travestidas de verdade.
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DissertaçãoSubject(s)
CulturaPós-modernidade
Conservadorismo
Serviço Social e desenvolvimento regional
Culture
Postmodernity
Conservatism
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