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Title: O trabalho do assistente social no âmbito da assistência estudantil do Colégio Pedro II: limites e possibilidades de atuação
Authors: Carvalho, Isis Pontes Villa de
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Francine Helfreich Coutinho dos
metadata.dc.contributor.advisorco: Ramos, Adriana
metadata.dc.contributor.members: Ramos, Adriana
Lima, Rodrigo Silva
Almeida, Ney Luiz Teixeira de
Issue Date: 2018
Abstract: O presente estudo tem o objetivo de contribuir para debate acerca da implementação da Política de Assistência Estudantil no Colégio Pedro II a partir do Decreto 7.234/10 (PNAES - Programa Nacional de Assistência Estudantil), no período de 2014 a 2017, buscando compreender o trabalho do assistente social inserido no campo da assistência estudantil para refletir sobre os limites e as possibilidades da prática profissional neste espaço sócio-ocupacional. O debate da Assistência Estudantil e as implicações do PNAES no trabalho do assistente social, encontram-se articulados numa totalidade. Desta forma, busca-se compreender os determinantes que conformam a Política de Educação no Brasil, principalmente no que se refere ao contexto do PNAES, em face à necessidade estrutural de expansão e de acumulação do capital nos marcos do capitalismo dependente. A partir da compreensão do padrão das políticas sociais brasileiras no contexto neoliberal, será possível apreender os aspectos contraditórios das demandas colocadas aos assistentes sociais que atuam no âmbito da assistência estudantil e assim refletir sobre os limites e possibilidades de intervenção profissional.
metadata.dc.description.abstractother: The current study has the objective to offer contributions to the debate about the implementation of the Student Assistance Policy in the Colegio Pedro II from the Decree 7.234/10 (Nacional Program of Student Assistance - NPSA), in the period from 2014 to 2017, to understand the work of the social assistants inserted in the scope of student assistance and reflect on the limits and possibilities of professional practice in this workplace. The debate of Student Assistance and the implications of the NPSA in the work of the social assistants are articulated in their entirety. In this way, it is sought to understand the determinants that make up the Education Policy in Brazil, especially regarding the context of the NPSA, in the face of the structural need for expansion and accumulation of capital within the framework of dependent capitalism. From understanding the pattern of brazilian social policies in the neoliberal context, it will be possible to understand the contradictory aspects of the demands placed on social assistants who work in the scope of student assistance and thus reflect on the limits and possibilities of professional intervention.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10864
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