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Title: Era uma vez o livro impresso? narrativa, leitura, produção e uso dos livros digitais infantis
Authors: Mesquita, Thaís Teixeira
metadata.dc.contributor.advisor: Breglia, Vera Lúcia Alves
Issue Date: 2016
Abstract: A proposta desta dissertação é relacionar os entendimentos que possuímos sobre livro, leitura e narrativa ao cenário do livro digital, levando em consideração a arquitetura da informação frente aos recursos de animação, áudio, imagem, interação, som e vídeo permitidos pelos suportes dos livros digitais: os dispositivos eletrônicos. Como recorte da temática, a abordagem está voltada, especificamente, aos livros digitais infantis, por serem os mais propícios à utilização dos recursos multimidiáticos. Para tanto, apresentamos relativizações a respeito da dualidade dos suportes de livros digitais/impressos; discutimos sobre a possibilidade de modificações na estrutura linear das narrativas; e refletimos sobre a forma pela qual a leitura em tela pode influenciar na maneira que o leitor depreende e recebe o conteúdo. Somados a tais entendimentos, abordamos questões relacionadas à produção e à utilização dos livros digitais infantis, que nos permitiram concluir o quão experimental e incipiente são as suas produções e adoções, respectivamente, embora estejam em expansão e sejam de qualidade.
metadata.dc.description.abstractother: The intention in this thesis is to relate our understanding about book, reading and narrative to the digital book scenario, taking into account the information organization regarding the animation resources, audio, image, interaction, sound and videos allowed by the digital book’s support: the electronical devices. As a piece of thematic, the approach regards, specifically, the infantile digital books, for being the ones more inclined to the use of the media resource. Therefore, relativizations regarding the duality of the digital/printed book’s supports are presented; the possibility of modifications in the liner structure of the books is discussed, and a reflection about the way the screen reading may shape the reader’s apprehension and reception of the content is provided. Altogether, to this understanding, matters related to the production and utilization of the infantile digital books are approached. Matters that allowed the conclusion of how experimental and incipient are the production and use of these books, respectively, even they being in a great expansion and of good quality.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10871
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