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Title: A política de assistência estudantil no ensino superior: um estudo sobre a concepção da assistência estudantil na Universidade Federal Fluminense
Authors: Oliveira, Vanessa Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Pereira, Larissa Dahmer
metadata.dc.contributor.members: Pereira, Larissa Dahmer
Vale, Andréa Araújo do
Almeida, Ney Luiz Teixeira de
Issue Date: 2019
Abstract: Esta pesquisa teve como objetivo compreender a concepção da política de Assistência Estudantil desenvolvida na Universidade Federal Fluminense (UFF). Guiou-se, portanto, pelo intuito de identificar se a perspectiva de assistência estudantil na UFF se baliza por uma concepção de atendimento universal ou se reproduz a tendência contemporânea de atendimento focalizado das políticas sociais no cenário de contrarreforma do Estado, nos marcos do capitalismo dependente. Este estudo se estruturou por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Detivemo-nos sobre a análise dos referidos documentos: Planos de Desenvolvimento Institucional - PDI 2003-2007 e PDI 2008-2012; Relatórios de Gestão dos anos 2007; 2008; 2009; 2010; 2011 e 2012. Nesta pesquisa, empreendemos uma reflexão dos documentos construídos sob o recorte temporal do período de 2007 a 2012, momento de efetivação dos cinco anos de implementação do REUNI na UFF e que ilustram também um processo de consolidação das ações e serviços de assistência estudantil na instituição. Buscamos nestes documentos, identificar os seguintes elementos: a apresentação da concepção, diretrizes e objetivos da Assistência Estudantil na instituição; a constituição de suas ações e serviços, bem como suas formas de acesso pelos estudantes; a abrangência destas ações e serviços pelo público de estudantes atendidos; recursos orçamentários disponibilizados. Os resultados desta pesquisa indicam que o planejamento institucional direcionado à assistência estudantil está atrelado ao tensionamento dos sujeitos políticos e das correlações de forças que o envolvem e o determinam. Sendo assim, a Assistência Estudantil na UFF tem se estruturado não somente por meio da oferta de bolsas e auxílios (repasse financeiro ao estudante), sob a ótica de acesso focal, mas também por meio de serviços direcionados a toda a comunidade acadêmica, balizada pela concepção de acesso universal.
metadata.dc.description.abstractother: This research has the focus of understanding the conception of the student´s assistence policy in Universidade Federal Fluminense (UFF). Therefore, it has been driven by the will of identify if UFF´s policy perspective it´s guided by a thorough student services delivery or if it just recreates a nowaday´s tendency of services being driven focused on certain public, under State´s Counter-Reformation and dependent capitalism scenario. This work have been build under bibliographic review and documental research, aiming the analysis of the following documents: Institutional Development Plan - 2003-2007 and 2008-2012; 2007; 2008; 2009; 2010; 2011 and 2012´s management reports. There is a reflection about documents built between 2007 and 2012 time frame, when REUNI´s implementation made five years. We seek in these documents identify the following elements: concepts´ presentation, directives and objectives of institution´s students assistance: its actions and services´ constitution, as well as students´ access ways; these actions and services comprehensiveness by its public; budget resources given. These documents ilustrates REUNI´s actions and services consolidation process in university student´s assistence policy. This research results indicates that the instituitional plan dedicated to student´s assistence policy is attached to political subjects stress´, and the strenght correlation power´s that folds and determinates them. Thus, UFF´s student´s assistence policy have been structured not only by offering direct financial aid to the student, but also by services that are delivered to the entire academical community.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10883
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