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dc.contributor.advisorTavares, Claudia Mara de Melo-
dc.contributor.authorFeijó, Edmar Jorge-
dc.date.accessioned2015-12-08T14:45:12Z-
dc.date.available2015-12-08T14:45:12Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationFeijó, Edmar Jorge. Avaliação do desempenho de discentes na disciplina Administração dos Serviços de Enfermagem na modalidade de educação a distância. 2010. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial)-Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1088-
dc.description.abstractO objeto do presente estudo é a avaliação do desempenho dos discentes na disciplina de Administração dos Serviços de Enfermagem (ASE). A educação a distância (EaD), favorecida pelas tecnologias da informação e comunicação, vem buscando alternativas para reverter o cenário da educação tradicional. Atualmente, busca-se uma educação dialógica e problematizadora, em que o professor, exercendo a função de mediador, irá contribuir para que o aluno construa o seu conhecimento. Os conceitos de interatividade e interação têm sua base teórica no processo de comunicação, mediado pela teoria interacionista/construtivista. O objetivo deste trabalho é analisar o desempenho dos alunos de enfermagem, dos diferentes turnos, na disciplina de ASE, através das notas das verificações de aprendizagem obtidas pelos discentes quando oferecida na modalidade de ensino presencial e, atualmente, na modalidade de EaD. O estudo foi realizado com turmas de discentes que cursaram a disciplina, no segundo semestre de 2007 na modalidade presencial e no segundo semestre de 2009 na modalidade de EaD. De acordo com os resultados obtidos, a modalidade de ensino que apresentou melhor desempenho foi à distância. Verificou-se que a modalidade de ensino não influenciou no número de abandono. Em relação às reprovações na modalidade presencial constatou-se que 26,66 % dos alunos do turno da manhã estavam nesta situação e 5,17%, do turno da noite. Na modalidade EaD o percentual de reprovação período diurno foi de 22,00%, e no noturno foi de 26,41%. Neste sentido a modalidade EaD reprovou mais alunos do que a presencial, o que indica a necessidade de uma reconfiguração de manuseio de ferramentas, nas estratégias de avaliação e de tutoria na disciplina pesquisada, pois o que se espera do EaD é a otimização dos resultados de desempenho dos alunos. Concluo que a avaliação de desempenho do aluno em cursos de EaD exige considerações especiais para se obter dos alunos, não a capacidade de reproduzir ideias, informações ou pontos de vista, e sim desenvolver a autonomia crítica. Após um ano de sua implantação, necessita de um aperfeiçoamento, onde professores e alunos apontem as dificuldades e facilidades impostas pela plataforma, adequando o ambiente virtual para se chegar a uma avaliação processual eficaz das habilidades e competências propostas para formação do enfermeiropt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiana Gonçalves Pinto (benf@ndc.uff.br) on 2015-12-08T14:45:12Z No. of bitstreams: 1 Edmar Jorge Feijó.pdf: 1046226 bytes, checksum: 33380b5adc2baf36cecd7e846f76c868 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-12-08T14:45:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Edmar Jorge Feijó.pdf: 1046226 bytes, checksum: 33380b5adc2baf36cecd7e846f76c868 (MD5) Previous issue date: 2010en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen accesspt_BR
dc.titleAvaliação do desempenho de discentes na disciplina Administração dos Serviços de Enfermagem na modalidade de educação a distânciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação à distânciapt_BR
dc.subject.keywordEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.keywordEstudantes de enfermagempt_BR
dc.subject.keywordEducação superiorpt_BR
dc.contributor.membersMachado, Edimar Carvalho-
dc.contributor.membersFerreira, Helen Campos-
dc.degree.levelMestrado profissionalpt_BR
dc.creator.affilliationMestrado Profissional em Enfermagem Assistencialpt_BR
dc.subject.descriptorEducação à distânciapt_BR
dc.subject.descriptorEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.descriptorEstudantes de enfermagempt_BR
dc.subject.descriptorEducação superiorpt_BR
dc.subject.keywordotherEducation, distancept_BR
dc.subject.keywordotherEducation, nursingpt_BR
dc.subject.keywordotherStudents, nursingpt_BR
dc.subject.keywordotherEducation, higherpt_BR
dc.description.abstractotherThe object of this study is to evaluate student performance in the subject of in Nursing Services Administration of (NSA). In distance learning mode (DLM), facilitated by information technology and communication, which has been seeking alternatives to reverse the traditional education scenario. Currently, a dialogical and problem-solving education is searched, in which the teacher, acting as a mediator, will help the students build their knowledge. The concepts of interaction and interactivity have their theoretical basis on the reporting process, mediated by interactional constructivist/ theory. The aim of this study is to analyze the performance of nursing students, in different shifts, in the subject of NSA their grades in the DLM. The study was conducted with students taking this course in the second half of 2007 presencial modality and the second semester of 2009 in DLM. According to the results obtained, the mode of teaching with the best performance was at a distance. It was found that the type of education did not influence the number of abandonment. In relation to failures in the presencial modality was found that 26,66% of students in the morning were in this situation and 5.17% of night shift. DLM in the percentage of disapproval during the day was 22%, and the night was 26.41%. In this sense the DLM students flunked more than the face, which indicates the need for a reconfiguration of management tools, strategies for evaluating and mentoring in the discipline studied, for what is expected of the DLM is the optimization of results student performance. I conclude that the assessment of student performance in distance education courses requires special considerations to get the students, not the ability to reproduce ideas, information or views, but to develop critical autonomy. After a year of its implementation, needs improvement, where teachers and students indicate the difficulties imposed by the platform and facilities, adjusting the virtual environment to achieve an effective assessment of procedural skills and competencies proposed for nursing educationpt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagem Aurora de Afonso Costapt_BR
dc.degree.programPrograma de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencialpt_BR
dc.degree.date2010-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:MPEA - Teses e Dissertações

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