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Title: As contribuições do Curso Técnico em turismo do Colégio Estadual João de Oliveira Botas na promoção da identidade cultural buziana
Authors: Carneiro, José Ângelo
metadata.dc.contributor.advisor: Guimarães, Valéria Lima
metadata.dc.contributor.members: Catramby, Teresa Cristina Viveiros
Fonseca Filho, Ari da Silva
Issue Date: 18-Dec-2018
Citation: CARNEIRO, José Ângelo. As contribuições do Curso Técnico em Turismo do Colégio Estadual João de Oliveira Botas na promoção da identidade cultural buziana. 2018. 209f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Turismo) - Programa de Pós-graduação em Turismo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Abstract: Esta dissertação foi fruto de minha observação e vivência com os alunos ao longo das aulas práticas do módulo Guia de Turismo do Curso Técnico em Turismo do Colégio Estadual João de Oliveira Botas, na cidade de Armação dos Búzios/RJ. Durante essas aulas pude verificar o pouco conhecimento que os alunos possuíam dos atrativos turísticos e seu notório distanciamento da cultura buziana. Este fato permeou o objetivo desta pesquisa que foi entender como essas aulas de campo poderiam se transformar em atividades que pudessem continuar aprimorando as técnicas de guiamento, mas que pudessem também aproximar os alunos dos lugares de memória e da identidade cultural do buziano. Pensando nisso, essas atividades passaram a ser organizadas sob o viés da educação patrimonial no formato de estudos do meio. Este trabalho se caracterizou como um estudo de caso, de caráter exploratório e descritivo e está apoiado nas pesquisas bibliográfica, documental e de base etnográfica. O recorte temporal refere-se aos anos de 2015 a 2017 e compreende as turmas analisadas nesse período. A análise dos dados foi pautada no questionário de profundidade de conhecimento, no relatório de visitação dos alunos e no estudo de grupo focal, constituindo-se assim em uma pesquisa essencialmente de corte qualitativo, porém, com traços quantitativos. Os resultados apurados demonstraram que os bens patrimoniais mais conhecidos dos alunos estavam associados ao turismo, e sua relação de proximidade era maior com aqueles localizados na parte peninsular. Ou seja, estes bens só eram conhecidos da maioria dos alunos, porque estavam localizados nas áreas turísticas e comerciais, portanto, lugares de trânsito destes pela cidade. Outro fator detectado foi a falta de sinalização dos bens patrimoniais, o que dificultava bastante sua localização e (re)conhecimento por parte dos alunos. Em relação à formatação das aulas práticas como estudos do meio, estas se revelaram extremamente satisfatórias, tanto no aprimoramento técnico dos futuros guias, como na apreensão do conhecimento sobre os bens patrimoniais que remetiam à identidade cultural do buziano.
metadata.dc.description.abstractother: This dissertation was the fruit of my observation and experience with the students during the classes of the Professional Practice Course of the Tourism Guide module, in the Techinical Course in Tourism at Colégio Estadual João de Oliveira Botas, in the city of Armação dos Búzios/RJ. During these classes I was able to verify the little knowledge that the students had of the tourist attractions and its notorious distancing of the buziana culture. This fact permeated the objective of this research, which was to understand how these field lessons, could be transformed into activities that could continue to improve the guiding techniques, but which could also bring the students closer to the places of memory and the cultural identity of the buziano. With this in mind, these activities began to be organized under the patrimonial education bias in the study of middle format. This work was characterized as an exploratory and descriptive case study and it is supported by bibliographical, documentary and ethnographic research. The time cut refers to the years 2015 to 2017 and comprises the classes analyzed in this period. Data analysis was based on the questionnaire depth of knowledge, in the visitation of the students and in the focus group study report, being in an essentially qualitative cutting research, however, with quantitative traits. The verified results showed that the best known patrimony goods of the students were associated to the tourism and their relation of proximity was greater with those located in the peninsular part. That is, these patrimony goods were known to most of the students, because they were located in their transit places in the tourist and commercial areas of the city. Another factor detected was the lack of signaling of these patrimony goods, which made it difficult to locate and to recognize the students. In relation to the formatting of practical classes as study of middle, these were extremely satisfactory, both in the technical improvement of the future guides and in the apprehension of the knowledge about the patrimony goods that referred to the cultural identity of the buziano.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10939
Appears in Collections:MAT - Teses e Dissertações

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