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Title: Novas perspectivas para o ensino de graduação de turismo: uma perspectiva de educação à distância em cinco instituições brasileiras.
Authors: Muniz, Wélida Cristina de Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Sacramento, Isabella Chinelato
metadata.dc.contributor.members: Rocha, Saulo Barroso
Cheibub, Bernardo Lazary
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O estudo do turismo vem se tornado cada vez mais importante na atualidade, as facilidades de financiamento e mobilidade têm motivado um número cada vez maior de pessoas a viajar. Quanto mais turistas, mais será necessário uma mão-de-obra mais preparada e qualificada. Devido às características da população contemporânea, tem sido necessária uma forma de estudo mais prática e adequada a essas pessoas que estão sempre em movimento. A educação a distância vem como uma alternativa aos cursos presenciais, devido às suas características de mobilidade e autoaprendizado ela está atraindo cada vez mais público. No texto são abordados o histórico tanto do turismo quanto da educação a distância, assim como das suas definições e tecnologias. É apresentada a matriz curricular das instituições pesquisadas e o resultado da pesquisa feita com os alunos. Dessa forma se buscou descobrir qual é a percepção dos alunos em relação a modalidade a distância, assim como descobrir o que vem sendo ensinado nas instituições que oferecem a modalidade. A metodologia utilizada foi de pesquisa qualitativa exploratória. Na primeira fase foi feito levantamento bibliográfico e na segunda fase foram aplicados questionários para os alunos e entrevistas semi-estruturadas para professores e tutores a distância. A partir das informações obtidas foi possível perceber que a modalidade a distância pode não estar sendo utilizada em todo o seu potencial nas instituições pesquisadas.
metadata.dc.description.abstractother: The study of tourism has become increasingly important nowadays, the finance facilities and the mobility have motivated an increasing number of people to traveling. An increase number of tourists demands more qualified workers. Due to the characteristics of the contemporary population, has been required a way of study more practical and suitable for those people who are always in motion. The Distance Education comes as an alternative to classroom coursers, due to its characteristics of mobility and self learning it is attracting more and more public. In the text are addressed both history of tourism as distance education, as well as their definitions and technologies. The curriculum of the institutions surveyed and the results of the survey with the students is presented, thus we sought discover what are the advantages and disadvantages of study tourism at distance from the point of view of the students as well as find out what is being taught in institutions that offer the modality. Thus we tried to figure out which is the students' perception regarding the distance modality, as well as find out what is being taught in institutions that offer the modality. The methodology used was a qualitative exploratory study. In the first phase was done literature review and in the second phase questionnaires for students and semi-structured for teachers and tutors distance interviews were applied. From the information obtained it was revealed that the distance mode can not be being used in its full potential in the institutions surveyed.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1094
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