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Title: Gestão de materiais numa farmácia escola: um desafio para a administração pública
Authors: Cação, Eliana de Vares
metadata.dc.contributor.advisor: Castilho, Selma Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisorco: Futuro, Debora Omena
metadata.dc.contributor.members: Afonso, Carmelinda Monteiro Costa
Pontes, André Teixeira
Issue Date: 2015
Citation: CAÇÃO, Eliana de Vares. Gestão de materiais numa farmácia escola: um desafio para a administração pública. 2015. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração e Gestão da Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.
Abstract: A gestão de materiais nas farmácias-escola públicas é um dos processos gerenciais mais críticos. A Farmácia Universitária da UFF (FAU/UFF) vem enfrentando vários problemas neste processo, tendo em vista a necessidade de compatibilizar as exigências impostas pela Lei 8666/93 e pela RDC nº 44/2009, no tocante ao processo de aquisição de medicamentos industrializados, com a dinâmica do setor produtivo. Tais dificuldades tem repercutido, em muitos momentos, na quebra do atendimento à clientela. Entender melhor as variáveis do processo de gestão de materiais que interferem positiva ou negativamente na administração FAU e o atendimento à legislação pertinente, foram os objetivos deste trabalho. Através da observação direta e análise documental, o processo foi mapeado. Os resultados de três pregões eletrônicos foram acompanhados, observando-se um elevado percentual de itens cancelados na aceitação do pregão eletrônico (media 44,3; dp=28,3); apenas 29,5% dos produtos adquiridos, em média, foram entregues no prazo; o tempo médio de compras de 48,5 dias (dp=14,9) e uma média de 19.7 % de itens cancelados (dp17). Entre os pontos críticos identificados destacam-se o sistema de informações gerenciais da logística de materiais e a comunicação com os fornecedores. Os resultados possibilitaram uma revisão dos processos de logística da FAU, o que poderá favorecer a redução nos episódios de ruptura de estoques.
metadata.dc.description.abstractother: The management of materials in public school-pharmacies is one of the most critical management processes. The Farmacia Universitaria from UFF (FAU/UFF) is facing several problems in this process, given the need to reconcile the requirements of the Law 8666/93 and the RDC No. 44/2009, concerning the acquisition of manufactured drugs process, with the dynamics of the productive sector. Such difficulties have resulted, most of the time, in services breakdown to better understand the variables In order that interfere in materials management, we decide to performe the present investigation. Through direct observation and document analysis, the process was mapped. Results of three electronic trading were followed, showing a high percentage of items canceled at the acceptance of electronic trading (mean 44.3, SD = 28.3); only 29.5% of the acquired items, on average, were delivered on time; an purchase mean time of 48.5 days (SD = 14.9) and 19.7% of canceled items (dp17). Among the identified critical points, the logistic management information system and the communication with suppliers. The results allowed a revision of the internal processes at FAU, which might lead to the reduction in stocks’ rupture episodes.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10966
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