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dc.contributor.advisorSantos, Francine Helfreich Coutinho dos-
dc.contributor.authorPereira, Priscila dos Santos Smith-
dc.date.accessioned2019-08-27T18:33:06Z-
dc.date.available2019-08-27T18:33:06Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10978-
dc.description.abstractEste estudo tem o objetivo de analisar o desenvolvimento da política de assistência estudantil implementada no CEFET/RJ e como se processa o trabalho do assistente social na instituição. Busca, portanto, a compreensão acerca da relação do Estado capitalista com as políticas públicas, principalmente, no que tange à política de educação brasileira para o ensino médio e técnico. Assim como, as alterações sociais e econômicas promovidas pelo ideário neoliberal e os rebatimentos da contrarreforma do Estado, que vem interferindo na efetivação dos direitos sociais, principalmente, no que concerne a assistência estudantil como política de educação, pautada numa perspectiva universal do direito à educação. A dissertação está estruturada em três capítulos. No primeiro, trataremos conceitualmente do capitalismo, suas alterações na contemporaneidade, analisando seus desdobramentos e reflexos para as políticas públicas no país, em especial no que concerne à política de educação brasileira. No segundo, com vistas a abarcar a análise da educação no Brasil, tomaremos como referência as modificações na educação básica, profissional – técnica e tecnológica nos governos FHC, LULA e Dilma. Sinalizaremos, também, os reordenamentos sofridos na implementação da política de assistência estudantil no governo federal.Por último, analisaremos o histórico e as reconfigurações atuais no CEFET/RJ; o trabalho desenvolvido por assistentes sociais na educação; as ações da política de permanência da instituição, bem como as demandas e ofertas, as críticas acerca da política governamental e do CEFET/RJ, os limites para uma formação profissional com qualidade e os desafios à consolidação de um projeto de assistência estudantil orientado para as necessidades dos estudantes e comprometido com um projeto educacional emancipador.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberta Cardoso (ppgssdrsucupira@vm.uff.br) on 2019-08-27T18:33:06Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL (1)priscila smith.pdf: 1193319 bytes, checksum: 4ae9da3149ec8b0ac08c1f5f7608f14c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-27T18:33:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL (1)priscila smith.pdf: 1193319 bytes, checksum: 4ae9da3149ec8b0ac08c1f5f7608f14c (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleA política de assistência estudantil e o trabalho do assistente social no CEFET/RJpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAssistência Estudantilpt_BR
dc.subject.keywordEducação Tecnológicapt_BR
dc.subject.keywordServiço Socialpt_BR
dc.contributor.membersSantos, Francine Helfreich Coutinho dos-
dc.contributor.membersLima, Kátia Regina de Souza-
dc.contributor.membersRodrigues, José dos Santos-
dc.degree.levelmestrado acadêmicopt_BR
dc.subject.descriptorServiço Social e Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.subject.keywordotherStudent Assistancept_BR
dc.subject.keywordotherTechnological Educationpt_BR
dc.subject.keywordotherSocial Servicept_BR
dc.description.abstractotherThis study aims to analyze the development of the student assistance policy implemented in CEFET/RJ and how it handles the work of the social worker at the institution. Search therefore the understanding of the capitalist state's relationship with public policies, especially with regard to Brazilian education policy for high school and technical. As well as the social and economic changes promoted by neoliberal ideas and there percussions of against state reform, which is interfering in the execution of social rights, especially with respect to student assistance and education policy, based on a universal perspective of the right to education. The dissertation is divided into three chapters. In the first, we will deal conceptually of capitalism, their changes in contemporary society, analyzing its development and consequences for public policy in the country, especially with regard to the Brazilian education policy. In the second, in order to cover the analysis of education in Brazil, we will take as a reference the changes in basic education, vocational-technical and technological in FHC government, Lula and Dilma. Indicate also the rearrangements suffered in the implementation of student assistance policy in the federal government. Finally, we analyze the historical and current reconfigurations in CEFET/RJ; the work of social workers in education; the actions of the institution's permanence policy, as well as the demands and offers, criticism of the government policy and CEFET/RJ, the limits for vocational training of quality and the challenges to consolidating a student assistance project oriented needs of students and committed to an emancipator educational project.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentEscola de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO EM SERVIÇO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO REGIONALpt_BR
dc.degree.date2015-
dc.degree.localNiteróipt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
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