Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11002
Title: O Estudo do Turismo na Educação Básica: contribuições para a valorização do patrimônio do Município de Saquarema-RJ
Authors: Alcântara, Waldete Gomes da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Guimarães, Valéria Lima
metadata.dc.contributor.members: Elicher, Maria Jaqueline
Fonseca Filho, Ari da Silva
Issue Date: 2018
Citation: ALCÂNTARA, Waldete Gomes da Silva. O estudo do Turismo na Educação Básica: contribuições para a valorização do patrimônio do Município de Saquarema-RJ
Abstract: A presente dissertação foi elaborada com o intuito de investigar a problemática da inclusão da disciplina de estudos turísticos na educação básica e suas contribuições para a valorização do patrimônio cultural. Tem como objetivo geral apresentar uma análise sobre o processo de implantação e desenvolvimento da disciplina de Estudos Turísticos no Ensino Fundamental II, nas escolas públicas do município de Saquarema RJ a fim de verificar se a inclusão dessa disciplina contribui para a formação de cidadãos conscientes do valor histórico, cultural e turístico do local, assim como para o sentimento de pertencimento e identidade local. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e pesquisa de campo, que empregou como instrumento entrevistas semiestruturadas com dois gestores públicos: o coordenador pedagógico do segundo segmento do ensino fundamental, uma turismóloga da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do município de Saquarema (RJ), a coordenadora atual da disciplina de Estudos Turísticos e presidente regional da ABBTUR/RJ - Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo do Estado do Rio de Janeiro, além de 5 professores que atuam ou atuaram como regentes da disciplina de Estudos Turísticos no ensino fundamental II e 6 alunos egressos; participação de um estudo do meio organizado pela disciplina de Educação Turística do PPGTUR – Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF); e a aplicação de questionários a 130 alunos do 6º e do 9º anos de três escolas públicas do município de Saquarema. Os dados obtidos foram analisados em uma abordagem quanti-qualitativa que possibilitou a compreensão dos fatores que contribuíram para o desenvolvimento de programas de educação turística nos municípios brasileiros e a inclusão da disciplina de Estudos Turísticos na educação básica. As análises dos dados dessa pesquisa também possibilitaram a conclusão de que a inclusão da disciplina de Estudos Turísticos tem contribuído para que os estudantes do ensino fundamental II das escolas públicas do município de Saquarema tenham reconhecimento e compreensão da importância dos patrimônios culturais locais, apesar dos inúmeros entraves encontrados dentro do sistema educacional, que são relativos a todas as disciplinas do currículo dessa etapa.
metadata.dc.description.abstractother: The present thesis aims at investigating the complexity of the inclusion of tourist studies subject in the basic education, as well as its contribution to value the cultural heritage. The general purpose is to present an analysis about the implementation process and development of tourist studies subject in the basic education in Saquarema city (RJ) public schools, to see if the inclusion of this dicipline contribute to aware citzens of the historical, cultural and tourisctic value of the place, as well as a feeling of belonging and local identity. Therefore, bibliographic, documentary and field research were carried out. Semi-structured interviews was used as instrument with two public manager: the pedagogical coordinator of the basic education, a tourismologist from the secretary of sport, leisure and tourism in Saquarema city (RJ), and the coordinator of the tourist studies discipline and regional president of ABBTUR/RJ (Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo do Estado do Rio de Janeiro), beyond 5 teachers who work or already worked with touristic studies teaching in secondary school II and 6 former students; participation in environmental studies organized by the touristic education subject of PPGTUR (Programa de Pós-Graduação de Mestrado em turismo) from Universidade Federal Fluminense (UFF); application of a questionnaire to 130 students of 6th and 9th grade from three public schools in the city of Saquarema. Data collected were analysed in quantitative-qualitative approach which allowed the understanding of the factors that contributed to the development of the tourism education program in Brazilian cities and the inclusion of tourist studies discipline in basic education. From the data analysis, it was concluded that the inclusion of the tourist studies discipline contribute to get basic education students from public school in Saquarema acknowledgement and awareness of the importance of local cultural heritage, despite many hardship found in the educational system, which are common to all subjects of the school curriculum in this stage.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11002
Appears in Collections:MAT - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Waldete_Alcantara.pdf5.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.