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BIOGRAFIA E FICÇÃO: A DIMENSÃO LÚDICA N' AS BATALHAS DO CAIA, DE MÁRIO CLÁUDIO
Paranhos, Maria Cecília Rogers | Posted on: 2012
Abstract
Estudo de As Batalhas do Caia (1995), romance de Mário Cláudio, em que retoma o idealizado e nunca realizado romance A Batalha do Caia, de Eça de Queirós, além de ficcionalizar a biografia do escritor do século XIX. Análise sobre a permanência de traços de uma estética barroca nesta obra, sobretudo, no que se refere aos elementos do jogo e da morte. Desse modo, optamos por designar a obra como pertencente a uma estética Neobarroca, em consonância com o direcionamento teórico de Omar Calabrese, em A Idade Neobarroca (1987), entre outros autores, tais como, Severo Sarduy, Afonso Ávilla e José Antonio Maravall. Discussão sobre as estratégias narrativas utilizadas por Mário Cláudio, em especial, a biografia e a intertextualidade, na configuração de um texto que oscila entre o real e o fictício, estabelecendo a relativização dos gêneros e do poder autoral. No sentido de melhor entender essas artimanhas, trouxemos as leituras teóricas de Antoine Compagnon, Mikhail Bakhtin, Philippe Lejeune, Umberto Eco, entre outros de igual relevância. Reflexões sobre as marcas da morte que percorrem o texto como elementos que estruturam uma construção alegórica para a história, destacando suas aproximações com a alegoria do drama barroco, analisada por Walter Benjamin em Origem do Drama Barroco Alemão (1984). Ainda sob esse aspecto, discutiremos a doença e morte de Eça de Queirós e sua relação especular com a suposta invasão de Portugal no fictício romance do escritor
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Subject(s)
Ficção portuguesa contemporânea
Mário Cláudio
As Batalhas do Caia
Neobarroco
Jogo e morte
Ficção portuguesa
Cláudio, Mário, 1941- As batalhas do Caia
Contemporary Portuguese fiction
Neo-Baroque
Game and death
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11008
License Term
CC-BY-SA
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