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Title: Análises sobre o perfil empreendedor e a ideologia neoliberal através da revista pequenas empresas grandes negócios
Authors: Monteiro, Samyama Tavares
metadata.dc.contributor.advisor: Monteiro, Cristiano Fonseca
metadata.dc.contributor.members: Leme, Alessandro André
Santos, Rodrigo Salles Pereira dos
Issue Date: 2019
Abstract: A presente pesquisa analisou a propagação da ideologia e das práticas neoliberais através dos perfis empreendedores difundidos pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN) compreendidas no período entre as décadas de 1990 e 2010, trazendo à luz as nuances que esse perfil apresenta ao longo deste período. Trata-se de uma pesquisa descritiva documental, utilizando-se como fonte a revista PEGN, através de visitas à Biblioteca Nacional organizadas em dois momentos distintos de análise: o primeiro de caráter exploratório para comparação entre as duas décadas; e o segundo pela análise de reportagens em cinco diferentes datas ao longo dessas décadas, buscando maior compreensão sobre os valores e estratégias que circundam o perfil empreendedor. Dentre os resultados alcançados na investigação, destaca-se a transição do teor das reportagens, que destacavam empreendimentos específicos e passaram a abordar ideias de diferentes negócios, voltadas para comportamentos e valores condizentes ao perfil de flexibilização, contribuindo para o teor normativo das publicações. Diante dos resultados obtidos, constatou-se, além da influência que o modo de agir próprio do neoliberalismo tem sobre o cotidiano dos indivíduos, a própria estratégia da revista em manter esse mecanismo, seja lançando ideias e atitudes a serem seguidas ou mesmo de forma indireta exaltando a noção de superação e crescimento. O que requer um olhar mais atento aos efeitos que as transformações econômicas podem trazer, assim como as ideias propagadas por esse modelo.
metadata.dc.description.abstractother: The present research analyzed the dissemination of neoliberal ideology and practices through the entrepreneurial profiles disseminated by the magazine Pequenas Empre-sas Grandes Negócios (PEGN) between the 1990s and 2010s, bringing to light the nuances that this profile presents throughout this period. Overall, it is a descriptive documentary research, using as a source the PEGN magazine, through visits to the National Library organized in two distinct moments of analysis: the first one of explor-atory character for comparison between the two decades; and the second one by the analysis of reports on five different dates throughout these decades, seeking a better understanding of the values and strategies that surround the entrepreneurial profile. Among the results achieved in the research, we highlight the transition of the reports's content, which highlighted specific projects and started to approach ideas of different businesses, inclined to behaviors and values that are in line with the profile of flexibility, contributing to the normative content of publications. Based on the obtained results, it was noticed, besides the influence that neoliberalism's own way of acting has on indi-viduals' daily lives, the magazine's own strategy of maintaining this mechanism - whether by launching ideas and attitudes to be followed or even indirectly praising the notion of overcoming and growing. That requires a closer look at the effects that eco-nomic transformations could bring, as well as the ideas disseminated by this model.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11032
Appears in Collections:PPGS - Teses e Dissertações

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