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Title: Proposta de roteiro de auto-avaliação dos serviços de farmácia hospitalar: um instrumento a luz da qualidade e acreditação
Authors: Launé, Liliane Cunha de Sá
metadata.dc.contributor.advisor: Castilho, Selma Rodrigues de
metadata.dc.contributor.members: Elias, Sabrina Calil
Silva, Mário Jorge Sobreira da
Issue Date: 2019
Citation: LAUNÉ, Liliane Cunha de Sá. Proposta de roteiro de auto-avaliação dos serviços de farmácia hospitalar: um instrumento a luz da qualidade e acreditação. 2019. 139f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração e Gestão da Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Abstract: A Farmácia Hospitalar ocupa importante posição dentro do contexto assistencial, sendo responsável por diversas atividades relacionadas ao uso racional de medicamentos, redução de custos e aumento da segurança da farmacoterapia. Na última década, o Serviço de Farmácia Hospitalar, ampliou seus horizontes passando de um enfoque fundamentalmente administrativo para uma perspectiva assistencial, considerada atividade fim deste serviço. A diversidade e complexidade das atividades, aliada às novas publicações de conceitos e atribuições, fundamentam a importância de um processo constante de avaliação da assistência farmacêutica hospitalar. A carência de instrumentos orientados pelos padrões de qualidade vigente, representa uma lacuna no processo de melhoria contínua da qualidade na prestação desses serviços. Assim, o objetivo do presente estudo é propor e testar um roteiro de auto-avaliação para os serviços de farmácia hospitalar. O instrumento proposto resultou de pesquisa bibliográfica com foco na qualidade e acreditação hospitalar. Partindo-se de uma revisão integrativa e construção do modelo lógico de avaliação, foi possível selecionar os critérios de qualidade presentes no roteiro proposto. Buscou-se testar o roteiro segundo três dimensões de análise para verificar a clareza, o entendimento e a utilidade da ferramenta. O teste de instrumento foi aplicado presencialmente aos gestores farmacêuticos de quatro Hospitais do Município de Niterói, durante o mês de outubro do ano de 2018. Verificou-se durante o teste, a compreensão dos termos e proposições, assim como a contribuição dos critérios no auxílio à gestão do serviço. Calculou-se o grau de concordância de cada dimensão para facilitar a análise dos dados. Constatou-se, pela qualidade das respostas, que o instrumento proposto foi capaz de evidenciar diferenças entre os serviços, podendo assim contribuir para o mapeamento e gestão da farmácia hospitalar. No sentido de responder aos objetivos propostos, o resultado foi positivo, na medida em que o produto da dissertação, o roteiro de auto-avaliação utilizou as diretrizes da qualidade, apontando um caminho para o aprimoramento dos serviços, cumprimento da legislação, de boas práticas e de padrões para o gerenciamento da assistência farmacêutica hospitalar.
metadata.dc.description.abstractother: Hospital Pharmacy occupies an important position within the healthcare context, being responsible for several activities related to the rational use of medicines, cost reduction and increased safety of pharmacotherapy. In the last decade, the Hospital Pharmacy Service has expanded its horizons from a fundamentally administrative approach to an assistance perspective, considered to be the end of this service. The diversity and complexity of the activities, together with the new publications of concepts and attributions, underlie the importance of a constant process of evaluation of hospital pharmaceutical assistance. The lack of instruments guided by the current quality standards represents a gap in the process of continuous quality improvement in the provision of these services. Thus, the purpose of the present study is to propose and test a self-assessment roadmap for hospital pharmacy services. The proposed instrument resulted from bibliographical research focused on quality and hospital accreditation. Based on an integrative review and construction of the logical evaluation model, it was possible to select the quality criteria present in the proposed script. We attempted to test the script according to three dimensions of analysis to verify the clarity, understanding and usefulness of the tool. The instrument test was applied in person to the pharmacy managers of four hospitals in the municipality of Niterói during the month of October of the year 2018. During the test, the understanding of the terms and propositions was verified, as well as the contribution of the criteria in the aid service management. The degree of agreement of each dimension was calculated to facilitate analysis of the data. It was verified by the quality of the answers that the instrument was able to perceive and the differences between the services, thus contributing to the mapping and management of the hospital pharmacy. In order to respond to the proposed objectives, the results were positive, since the self-assessment roadmap used the quality guidelines, pointing out a path to improve services, compliance with legislation, good practices and standards for management of hospital pharmaceutical care.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11052
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