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Title: A intertextualidade nos anúncios publicitários sob um olhar pedagógico
Authors: Freitas, Antonio Carlos Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor: Feres, Beatriz dos Santos
metadata.dc.contributor.members: Omran, Muna
Ribeiro, Patrícia Neves
Issue Date: 2012
Abstract: Este trabalho é uma análise de textos que todo momento se entrecruzam para a geração de sentido(s) num incessante jogo intertextual. A proposta aqui é, principalmente, analisar os anúncios publicitários, dando ênfase às publicidades da Bombril e da Hortifruti por terem de algum modo se destacado no mercado, graças à criatividade e originalidade das empresas na divulgação dos seus produtos. Propõe-se nesse trabalho uma aproximação de anúncios, procurando demonstrar o mecanismo da intertextualidade. Tendo como suporte teórico as noções de enunciado, dialogismo e polifonia propostos por Bakhtin e a Semiolinguística de Charaudeau, buscaremos analisar mais a fundo o discurso publicitário, procurando mostrar as intenções explícitas e implícitas nos textos. Em relação ao conceito de intertextualidade, nos apoiaremos nos estudos de Koch, Bentes e Cavalcante, assim como as contribuições de Fiorin por serem de extrema relevância na área pesquisada. A presente análise propõe-se também a fazer uma reflexão de como esses anúncios publicitários poderiam ser trabalhados na escola, pelo fato de exigirem um conhecimento prévio por parte do aluno. Desse modo, a exploração dos sentidos e a percepção do intertexto podem contribuir para a sua formação leitora.
metadata.dc.description.abstractother: This essay is an analysis of texts that, at every moment, mutually cross to generate senses in an unstoppable intertextual game. The proposal here is, mainly, analysing publicitary advertisements, emphacizing Bombril's and Hortifruti's because they have somehow stood out in market thanks to their criativity and originality on the publicity of their products. In this research, it's proposed an approach of advertisements in order to demonstrate the mechanism of intertextuality. Having as theoretical support the notions of wording, dialogism and polyphony proposed by Baktin and the Semiolinguistics of Charaudeau we'll analyze the publicitary speech deeper to show the explicit and implicit intentions on the texts shown. Concerning to the concept of intertextuality, we will base this essay on the studies of Koch, Bentes and Cavalcante, as much on the contributions of Fiorin for their extreme relevance on the researched area. The present analysis also proposes a reflection on how these advertisements could be worked in schools, as they require previous knowledge from the students. This way, the senses exploration and the perception of intertext can contribute to their reading education.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11093
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