“A ENFERMAGEM POR TODOS”: CONSTRUÇÃO INTERATIVA DAS IDENTIDADES DE GÊNERO, SEXUALIDADE E PROFISSÃO EM UM CURSO MÉDIO/ TÉCNICO DE ENFERMAGEM
Identidade Gênero Sexualidade Sociolinguística
identity, performance, interactional sociolinguistics. gender, sexuality, social constructionism
Dib, Aline Provedel | Posted on:
2014
Abstract
ste estudo objetiva investigar as identidades sociais de gênero e de sexualidade
coconstruídas por meus alunos de uma turma de 2o ano do ensino médio/ técnico de
Enfermagem e por mim na sala de aula de inglês como língua estrangeira. Além disso,
busco entender como os alunos coconstroem suas identidades de profissional de
Enfermagem nessa trama de construção das identidades sociais de gênero e sexualidade.
Para esta investigação, adotei como base a pesquisa interpretativista de cunho
etnográfico (HAMMERSLEY & ATKINSON, 1995; SATO & SOUZA, 2001) e a
articulação de uma perspectiva socioconstrucionista do discurso e das identidades
sociais (MOITA LOPES, 2002 e 2003) às teorizações sobre performance (STRIFF,
2003; PENNYCOOK, 2007 e 2010), além de adotar uma compreensão das narrativas
(THORNBORROW e COATES, 2005; THREADGOLD, 2005; COUPLAND,
GARRETT & WILLIAMS, 2005) e do gênero e da sexualidade (BUTLER, 1990) como
performances discursivas. Utilizo, como ferramentas analíticas, os construtos de
enquadre interacional (TANNEN E WALLAT, 2002); pistas de contextualização
(GUMPERZ, 2002); esquemas de conhecimento (TANNEN E WALLAT, 2002;
GUMPERZ, 2002); os conceitos de alinhamento (GOFFMAN, 2002) e de tomada de
turnos (SACKS, SCHEGLOFF & JEFFERSON, 2003/1974). Apoiando-se no
arcabouço teórico da sociolinguística interacional, a análise apontou que, quando
questões relacionadas ao gênero e à sexualidade foram discutidas em âmbitos mais
gerais, houve uma tendência maior dos alunos em operar na direção de uma demarcação
de fronteiras das performances de masculinidade e de feminilidade, as quais ajudaram
na construção de identidades de gênero e sexualidade fixas. Por outro lado, quando as
discussões versaram sobre gênero, sexualidade e profissões, as fronteiras entre as
performances de feminilidade e de masculinidade foram flexibilizadas, especialmente
quando os alunos tentaram também flexibilizar a identidade de profissional de
Enfermagem, num movimento de desatrelá-la do atravessamento do gênero e da
sexualidade. Mesmo percebendo muito focos de microrresistência a identidades
homogeneizantes, foi latente a dificuldade dos alunos em perceberem seus papéis de
agentes nas relações sociais
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Document type
TeseSubject(s)
identidade, performance, gênero, sexualidade, socioconstrucionismo, sociolinguística interacionalIdentidade Gênero Sexualidade Sociolinguística
identity, performance, interactional sociolinguistics. gender, sexuality, social constructionism
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