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Title: Os Congressos de Ensino da Matemática no Brasil nas décadas de 1950 e 1960 e as discussões sobre a Matemática Moderna
Authors: Soares, Flávia
Issue Date: 2005
Publisher: IME-USP
Citation: SOARES, F. S. Os Congressos de Ensino da Matemática no Brasil nas décadas de 1950 e 1960 e as discussões sobre a Matemática Moderna. In: Seminário Paulista de História e Educação Matemática, 1, 2005, São Paulo. Anais... São Paulo: IME - USP, 2005. p. 445-452. Disponível em:<http://www.ime.usp.br/~sphem/documentos/sphem-tematicos-5.pdf>.Acesso em 10 dez. 2015.
metadata.dc.relation.ispartof: Anais do I Seminário Paulista de História e Educação Matemática. São Paulo: IME - USP, 2005.
Abstract: O Movimento da Matemática Moderna no Brasil foi um movimento de renovação curricular que chegou ao Brasil na década de 60 e permaneceu como uma alternativa para o ensino de Matemática por mais de uma década. Antes das idéias modernistas se tornarem conhecidas e adotadas pelas escolas brasileiras, já existia uma insatisfação em relação ao ensino manifestada pelos professores nos primeiros congressos voltados ao ensino de Matemática ocorridos no Brasil na década de 50, nos anos de 1955, 1957 e 1959. Apesar desses congressos não terem sido o único veículo de divulgação da Matemática Moderna, nota-se a presença do tema na pauta do evento e a importância dada ao assunto nos congressos posteriores, de 1962 e 1966. Esse trabalho se propõe a recuperar nos Anais desses encontros as preocupações dos professores em relação ao ensino de Matemática no Brasil da época e o que foi veiculado a respeito da Matemática Moderna nesse espaço de discussão.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1113
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