Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11133
Title: A força de uma expressão: intolerância religiosa, conflitos e demandas por reconhecimento de direitos no Rio de Janeiro
Authors: Miranda, Ana Paula Mendes de
Issue Date: 2012
Citation: MIRANDA, Ana Paula Mendes de. A força de uma expressão: intolerância religiosa, conflitos e demandas por reconhecimento de direitos no Rio de Janeiro. Comunicações do ISER, v. 66, p. 60-73, 2012.
metadata.dc.relation.ispartof: Comunicações do ISER, v. 66, p. 60-73, 2012.
Abstract: Se nas décadas de 1940 e 1950 a luta contra a intolerância foi marcada pela discussão do preconceito racial, o debate contemporâneo tem apresentado outra dimensão que é a manifestação de conflitos de natureza religiosa, muitas vezes associado a conflitos étnicos. A despeito das particularidades do campo religioso no Brasil, que não é objeto deste artigo, a questão que se destaca é a retomada da discussão sobre a existência de preconceito pelo viés da intolerância religiosa. Temos como hipótese que a diversificação religiosa associada a redução do monopólio do catolicismo produziu uma transformação das relações que lançam dúvidas acerca do aparente consenso sobre a ausência de conflitos religiosos no país.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11133
Appears in Collections:NEPEAC - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A_forca_de_uma_expressao_intolerancia_re.pdf13.59 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons