Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11152
Title: Balística: Física Forense para o ensino de lançamento oblíquo
Authors: Souza, Pilar Luiza Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor: Barrelo Junior, Nelson
metadata.dc.contributor.members: Barrelo Junior, Nelson
Saguia, Andreia
Jonathan, Daniel
Issue Date: 2018
Citation: Souza, Pilar Luiza Pereira de. Balística: Física Forense para o ensino de lançamento oblíquo. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.
Abstract: Esse trabalho propõe o ensino de Física sobre lançamento oblíquo no Ensino Médio contextualizado e mais próximo do cotidiano dos alunos, visto que, muitos consideram o ensino apenas de carácter expositivo maçante e pouco atrativo. Desta forma, foi optado por utilizar o ensino investigativo, para isso, será utilizado a Física Forense, mais especificamente a Balística. Esse tema foi escolhido pois a perícia criminal entrou para o cotidiano dos brasileiros, em especial do público jovem, por meio da popularização de diversos seriados de carácter investigativo, como por exemplo o CSI: Crime Scene Investigation. Desta maneira, espera-se obter uma aprendizagem significativa, pois estas atividades investigativas serão propostas com o intuito de, ao final delas, os alunos entenderem como funciona a Balística e como ela se relaciona com a Física ensinada no Ensino Médio.
metadata.dc.description.abstractother: This work suggests the physical teaching about oblique throw in High School contextualizing, the closest as possible, from students since many consider the exhibition teaching boring and little attractive. In this way, it was chosen to use investigative teaching, for this, will be used Forensic Physics, Ballistics, to be more specific. This theme was chosen because criminal investigation entered to Brazilians routine, to young public specially, by the popularization of investigative character television series as CSI: Crime Scene Investigation. In this way, is expected to obtain a meaningful learning because these investigative activities will be proposed with the intent that, at the end, the students understand how ballistics works and how it relates to Physics taught in High School.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11152
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pilar Luiza Pereira de Souza.pdf828.58 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons