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Title: Propostas para o Ensino de Física Nuclear no Nível Médio
Authors: Pereira, Igor Ulrichsen Camargo
metadata.dc.contributor.advisor: Faria, Pedro Neto de
metadata.dc.contributor.members: Faria, Pedro Neto de
Mansur, Newton Luiz Pires
Mendes Junior, Djalma Rosa
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Pereira, Igor Ulrichsen Camargo. Propostas para o Ensino de Física Nuclear no Nível Médio. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Abstract: Neste trabalho, foi apresentada de forma breve a necessidade de uma reformulação continua no currículo de física do Ensino Médio, visando a inclusão de assuntos de Física Moderna e Contemporânea bem como os problemas que são esperados para a concretização desta inclusão. Uma grande diversidade de aplicações da Física Nuclear contidas na sociedade moderna foram apresentadas, visando demonstrar a necessidade da introdução deste tema no Ensino Médio. Os conceitos de física nuclear presentes no Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro foram expostos e confrontados com a realidade de escolas públicas e privadas deste estado. Além disso, foi retratado um embasamento teórico a respeito do processo de transposição didática e contextualização do ensino de física envolvendo situações-problema. Seguindo estes conceitos, foram abordados três temas da Física Nuclear que potencialmente podem ser desenvolvidos durante aulas no nível médio. A partir da análise deste trabalho, pôde-se concluir que o ensino de física nuclear no nível médio é viável, porém ainda não uma realidade.
metadata.dc.description.abstractother: It was briefly exposed the need for a continuous reformulation of the High School physics curriculum, aiming the inclusion of topics of Modern and Contemporary Physics as well as presenting the drawbacks expected to achieve this inclusion. A great diversity of Nuclear Physics applications contained in the modern society was presented, attempting to demonstrate the need to introduce this theme in High School. The concepts of nuclear physics present in the Minimum Curriculum of the Rio de Janeiro State were exposed and confronted with the reality of public and private schools of this State. In addition, a theoretical background was presented regarding the process of didactic transposition and contextualization of physics teaching involving problematic situations. Starting from these concepts, three themes of Nuclear Physics that could potentially be developed during classes in High School were discussed. From the analysis on this work, it could be concluded that the teaching of nuclear physics in high school is viable, but not yet a reality.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11153
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