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Title: A iconicidade no discurso do profeta Gentileza
Authors: Devillart, José Marcos Barros
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Mariângela Rios de
metadata.dc.contributor.members: Monnerat, Rosane Santos Mauro
Coelho, Victoria Wilson da Costa
Issue Date: 2015
Abstract: Analisamos a iconicidade no discurso do Profeta Gentileza, com foco na observação da estrutura linguística de 56 textos-murais produzidos pelo autor entre as décadas de 80 e 90. Verificamos que o princípio da iconicidade pode ser aplicado na análise do corpus, partindo do pressuposto de que a estrutura linguística é motivada e sancionada por fatores pragmático-discursivos que atuam nas escolhas do Profeta para a organização de sua obra. Estabelecemos um diálogo entre os textos não verbal e verbal, investigando o uso de estruturas rotinizadas e interpretando-as por meio do princípio da iconicidade em seu duplo aspecto: imagético e diagramático. E assim, demonstramos que as estruturas cromática e verbal são influenciadas por fatores contextuais. Dentre esses fatores, estão a influência do domínio discursivo da religião e os aspectos propagandísticos atinentes à atividade discursiva de um profeta. Propomos que padrões linguísticos organizados em estruturas paratáticas são mais funcionais aos propósitos pragmáticos do autor. A pesquisa descritiva, de cunho qualitativo, com referências quantitativas, segue as orientações teóricas da Linguística Funcional Centrada no Uso, de Traugott e Trousdale (2013) e Bybee (2010); os pressupostos teóricos sobre a iconicidade, de Givón (1984) e de Fischer e Nänny (1999); as investigações de Guimarães (2000; 2003) sobre o uso das cores como informação; as propostas de Matthiessen e Thompson (1988) sobre as unidades retóricas; e o processo de combinação de orações, segundo Halliday (1985), Lehmann (1988) e Hopper e Traugott (1993).
metadata.dc.description.abstractother: In this research, we analyze the iconicity in the speech of the Prophet Gentileza, focusing on the observation of linguistic structure of 56 texts, printed on murals, produced by the author between the decades 80 and 90. We check if the principle of iconicity can be applied to the corpus analysis, on the assumption that linguistic structure is motivated and sanctioned by pragmatic-discursive factors that act in the Prophet's choices for the organization of his work. We establish a dialogue between the non-verbal and verbal texts, investigating the use of routinized structures and interpreting them through the principle of iconicity in its dual aspect: imagery and diagrammatic. So, we demonstrate that the chromatic and verbal structures are influenced by contextual factors. Among these factors, are the influences of the discursive domain of religion and publicity aspects, linked to the discursive activity of a prophet. We propose that linguistic patterns organized into paratatics structures are more functional for the pragmatic purposes of the author. The descriptive research of qualitative nature, using quantitative references, follows the theoretical orientations of Usage-Based Linguistics, Traugott and Trousdale (2013) and Bybee (2010); the theoretical assumptions about the iconicity of Givón (1984) and Fischer and Nanny (1999); the investigations of Guimarães (2000; 2003) about the use of color as information; the proposals of Matthiessen and Thompson (1988) about the rhetorical units; and the combination process of clauses according Halliday (1985), Lehmann (1988) and Hopper and Traugott (1993).
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11158
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