HOW CAN I SAY IT? EXPLORANDO A METADISCURSIVIZAÇÃO DO DIZER EM LÍNGUA ESTRANGEIRA : PERSPECTIVAS DA INDETERMINAÇÃO
Indeterminação
Funcionalismo sistêmico
Língua inglesa
Ensino da língua inglesa
Método de ensino
Metadiscourse
Indeterminacy
Systemic functional linguistics
Lopes, Vivian Mendes | Posted on:
2014
Abstract
Esta pesquisa investiga a produção discursiva em inglês/LE de aprendizes de perfil avançado do ponto de vista da construção de metadiscurso referente à formulação da expressão (‘como dizer’). Nessa abordagem, compreendem-se essas construções como manifestações do falante que simbolizam a atividade de construir significação em LE. Tal visão encontra suporte no paradigma de análise de discurso do modelo do Funcionalismo Sistêmico (MARTIN e ROSE, 2007), segundo o qual, os textos interagem com os contextos em que estão inseridos, construindo-os sob a perspectiva de um autor.
A hipótese que fundamenta o enquadramento do metadiscurso na prática de construir significação em LE é a de que esta atividade promoveria o estranhamento/questionamento da adequação do dito frente ao que se quer dizer (REVUZ, 2006). Tal perspectiva reflete a vinculação do estudo ao Projeto Indeterminação no Discurso em LE (VEREZA, 2002; GABRIEL e CUSTÓDIO, 2002; CASTRO, 2003; e LOPES, 2008). Nesse projeto, problematiza-se a vivência da frustração e/ou o sentimento de inadequação no confronto com a ‘indeterminação’, entendida, nessa perspectiva, como a percepção de uma diferença entre aquilo que se diz e o que se gostaria de dizer (VEREZA, op. cit.).
A pesquisa tem caráter exploratório e ênfase dupla. Em sentido estrito, visa à descrição dos padrões que estruturam as construções metadiscursivas, a fim de verificar a sua relação com a atividade de onde emergem. Em sentido amplo, o estudo procura verificar se as construções metadiscursivas investigadas podem constituir base empírica à investigação da indeterminação. O referencial que fundamenta o estudo são os construtos e sistemas do quadro do Funcionalismo Sistêmico (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004), o qual modela a linguagem em contexto. Os construtos fornecem suporte teórico à reflexão acerca da vivência de desidentificação com a fala na atividade de construir significação, enquanto que os sistemas possibilitam a descrição dos padrões linguísticos estruturadores do tipo de metadiscurso investigado. A metodologia se caracteriza pela geração de amostras da produção discursiva oral em inglês/LE de licenciandos em Letras Português-Inglês, para a análise das passagens de foco metadiscursivo, envolvendo, em um segundo momento, a interpretação dos procedimentos e instrumental analítico do paradigma de análise de discurso sistêmico-funcional às características dos dados e do objeto de pesquisa.
Os resultados da análise mostram que o metadiscurso examinado estrutura-se como uma fratura do conteúdo proposicional de partida à qual se acrescem representações do processo de dizer em curso e respostas à própria fala. Esses padrões parecem interagir fundamentalmente com a dimensão instrucional da atividade de construir discurso (aproximadamente ‘modo’, no paradigma sistêmico), refletindo-se em duas principais modalidades de ação linguística: apresentar e agenciar as fraturas. Esses padrões e modalidades parecem oferecer suporte à identificação de prováveis episódios de indeterminação e à reflexão sobre seus possíveis efeitos identitários
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TeseSubject(s)
MetadiscursoIndeterminação
Funcionalismo sistêmico
Língua inglesa
Ensino da língua inglesa
Método de ensino
Metadiscourse
Indeterminacy
Systemic functional linguistics
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