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dc.contributor.advisorCruz, Sonia Regina Aguiar Torres da-
dc.contributor.authorGasparelli Junior, Luiz Guaracy-
dc.date.accessioned2019-09-10T13:22:28Z-
dc.date.available2019-09-10T13:22:28Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11168-
dc.description.abstractUtilizamos como corpus o trabalho de Alexandre Herchcovitch, Madonna e Oscar Wilde, que transitaram (e ainda transitam) no limítrofe das linguagens da arte, para traduzir o que postulamos ser a autoficção, a partir do biografema performático. E através das teorias da performance, encontramos caminhos mais seguros para pontuar como o artista, seja no seu trabalho, seja em suas interações com o mundo, produz máscaras de si mesmo, através de personas que atuam em busca de uma autenticidade artificializada. Partindo da semiologia barthesiana, que constrói o conceito de biografema como um elemento que amalgama o biográfico e o artístico, trataremos da questão nevrálgica da arte e da identidade: a construção de um “eu biografemático” que se insere não apenas na obra de arte, mas no corpo do artista e faz dele morada, se tornando uma autoficção.pt_BR
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleEntre signos, narcisos e espelhos : os meandros da autoficçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordAutoficçãopt_BR
dc.subject.keywordPerformancept_BR
dc.subject.keywordBiografemapt_BR
dc.subject.keywordAlexandre Herchcovitchpt_BR
dc.subject.keywordMadonnapt_BR
dc.subject.keywordOscar Wildept_BR
dc.contributor.membersDonato, Aparecida-
dc.contributor.membersCardoso, Joel-
dc.contributor.membersBragança, Maurício-
dc.contributor.membersCardoso, André Cabral de Almeida-
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.subject.descriptorBiografia coletivapt_BR
dc.subject.descriptorPerformance (Arte)pt_BR
dc.subject.descriptorCiccone, Madonna Louise Veronica, 1958-pt_BR
dc.subject.descriptorHerchcovitch, Alexandre, 1971-pt_BR
dc.subject.descriptorWilde, Oscar, 1854-1900pt_BR
dc.subject.keywordotherAutofictionpt_BR
dc.subject.keywordotherPerformancept_BR
dc.subject.keywordotherBiographemept_BR
dc.subject.keywordotherAlexandre Herchcovitchpt_BR
dc.subject.keywordotherMadonnapt_BR
dc.subject.keywordotherOscar Wildept_BR
dc.description.abstractotherThe body of works selected, by Alexandre Herchcovitch, Madonna and Oscar Wilde, who transited (and continue to transit) in the border languages of art, translate what we postulate to be autofiction, from a performative biographemic perspective. Through performance theory, we find safer ways to map how these artists – whether in their work or in their interactions with the world – produce masks of themselves, through personas looking for an artificialized authenticity. Starting from Barthes’ concept of the biographeme as an element that amalgamates the biographical and artistic, we address the vexed question of art and identity: the construction of a "biografematic me" that fits not only the artwork, but the artist's body, constructed as a dwelling-place, and becoming autofiction.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Doutoradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Literaturapt_BR
dc.degree.date2014-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
dc.description.physical233fpt_BR
Appears in Collections:POSLIT - Tese e Dissertação

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