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Title: A literatura líquida de João Gilberto Noll: entre o dizer e o fazer em dissolução
Authors: Nunes, Tania Teixeira da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Dias, Ângela Maria
metadata.dc.contributor.members: Faria, Alexandre Graça
Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos de
Faria, Regina Lúcia de
Chiarelli, Stefania
Issue Date: 2014
Abstract: Escrever para João Gilberto Noll é narrar a vida, episódios em que a palavra literária e o corpo se movimentam, entrecruzam, rarefazem e dissolvem para experimentar a literatura no reino da imagem. Esta tese objetivou investigar três romances do autor em momentos distintos: A Fúria do corpo (1980), Mínimos, Múltiplos, Comuns (2003) e Acenos e Afagos (2008) a fim de descrever a escrita do autor como uma grafia porosa, segundo observa Silviano Santiago, em processo contínuo e variado de aproximação do elemento líquido com imagens em dissolução. Foram discutidos, na dinâmica da leitura, o erotismo em interação com o sagrado e o profano; a prosa e a poesia entre realidade e ficção; o corpo em interação com o eu e o mundo em várias possibilidades combinatórias. Como referenciais teóricos, refletimos a partir de pressupostos de Silviano Santiago, Walter Benjamin, Zygmunt Bauman, Georges Bataille, Roger Caillois, Antonin Artaud e Jorge Glusberg. A experiência da dissolução, na obra multifacetada do autor, revelou a literatura como eterno retorno do novo. Nossa hipótese é de que existe um dinamismo na obra de João Gilberto Noll, que colabora com a marca do tempo, para a composição de uma escrita teatral centrada na oposição entre formar e de-formar pela linguagem, criando efeitos inusitados para a recepção do leitor.
metadata.dc.description.abstractother: The literature for João Gilberto Noll is narrating the life. Life in episodes in which the word in literature and the body move to include writing as an experience in the realm of image. This thesis aimed to investigate three novels of the author at different times: A Fúria do corpo (1980), Mínimos, Múltiplos, Comuns (2003) e Acenos e Afagos (2008) in order to describe the writing of the author as a porous script. Silviano Santiago speaks in a continuous process of approximation of the fluid element with images in dissolution. The dynamics of reading were discussed eroticism in interaction with the sacred and the profane; prose and poetry between reality and fiction; the body in interaction with the self and the world in various combinatorial possibilities. As a theoretical background we reflect from assumptions Silviano Santiago, Walter Benjamin, Zygmunt Bauman, Georges Bataille, Roger Caillois, Antonin Artaud, and George Glusberg. The experience of the dissolution, the multifaceted study of the author, revealed the literature as the eternal return again. Our hypothesis is that there is a dynamism in the novels of João Gilberto Noll, which agrees with the mark of time to compose a theatrical writing. The reception of the reader is focused on composition of form through language to create unusual effects.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11174
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